Alunos da Escola Municipal Elias Kauam participam de palestra sobre queimadas
O tema será trabalhado por profissionais da Sema e a intenção é mostrar os efeitos danosos para o ambiente e para a saúde das pessoas e dos animais
Na próxima terça-feira (22), às 13h30, duas educadoras da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vão até a Escola Municipal Elias Kauam dar uma palestra para os alunos dos 3º e 4º anos sobre as queimadas e seus riscos. O encontro será na sede da unidade escolar, que fica na Rua Maria García Lopes, 178, no Conjunto Novo Amparo.
Elas vão falar sobre os cuidados que a população deve ter com o meio ambiente, principalmente para que se evitem situações que podem ocasionar as queimadas, como jogar bitucas de cigarros e palitos de fósforo em terreno com galhos ou mato secos. Além da palestra, os alunos receberão panfletos informativos que podem ser repassados para os pais, vizinhos e amigos.
A intenção é mostrar os efeitos danosos das queimadas para o ambiente e para a saúde das pessoas e dos animais. Quando inalada a fumaça, os gases nocivos entram nas vias respiratórias e agridem os pulmões, o que pode agravar as doenças respiratórias. “Recebemos várias denúncias de queimadas no bairro e nas regiões próximas à escola. Por isso, é importante irmos até ela e apresentarmos aos alunos os motivos pelos quais as pessoas não devem fazê-la, os perigos das queimadas, como proceder quando verem alguma situação semelhante e a legislação existente na área”, explicou a gerente de Educação Ambiental, Cristina da Silva Borba.
Essa mesma palestra foi ministrada para os 15 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e acontecerá novamente no dia 14 de junho, às 8h30, para os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos. Ela tem duração de 50 minutos, onde os alunos também podem tirar todas as dúvidas que têm sobre o assunto. Antes de receber os profissionais da Sema, os professores são orientados a trabalharem o assunto em sala de aula.
Para a diretora da unidade escolar, Márcia Cristina Paglia Sampaio, é preciso conversar com os alunos sobre diversos assuntos, inclusive sobre as queimadas, pois às vezes elas têm início não intencional, visto que apenas lançando um palito de fósforo aceso já é possível gerar uma. “Acreditamos que quanto mais conversarmos com os alunos, mais eles vão cuidar do bairro onde estudam e moram e do meio ambiente em geral. Através dessas ações, eles entendem sobre o assunto e ajudam a educar outras crianças e adultos”, acredita a diretora.
De acordo com a legislação brasileira, fazer queimadas é infração ambiental, sendo que aqueles que as praticam estão sujeitos à multa e até prisão. Por isso, os profissionais da Gerência de Educação Ambiental da SEMA vão repassar aos estudantes os telefones para casos de denúncias. Elas podem ser feitas no Setor de Fiscalização da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo (43) 3372-4770 ou 3372-4771. Em dias e horários diferentes, o cidadão pode fazer a denúncia telefonando para a Guarda Municipal, no 153, que é 24 horas por dia.
Essa palestra faz parte do projeto Ecocidadão nas Escolas desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Ele tem como objetivo a realização de conversas e palestras sobre temas ambientais, incluindo orientações à população, a legislação em vigor no país e no Município e informações úteis para o dia a dia dos estudantes, de forma a contribuir para a preservação ambiental da cidade. De novembro de 2017 até o momento, o projeto já realizou palestras em 35 unidades escolares de Londrina sobre diversos assuntos. As unidades escolares interessadas em saber mais sobre o assunto podem escrever um e-mail para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou telefonar para 3372-4769.