Cidadão

Assistência Social inicia atendimento especial à população em situação de rua

Os trabalhos integram a Operação Noite Fria, que proporciona o acolhimento e proteção social aos cidadãos junto a entidades conveniadas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) iniciou nesta terça-feira (22) um atendimento diferenciado para atender pessoas em situação de rua em Londrina, em virtude da chegada do frio intenso antes do previsto. Por esse motivo, já estão ocorrendo encaminhamentos a partir de hoje aos serviços de proteção social do Município.

Os trabalhos fazem parte da Operação Noite Fria, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (28). Por meio da iniciativa, prevista para ter quatro meses de duração, até o mês de setembro, a Prefeitura de Londrina pretende disponibilizar um total de 64 vagas diárias à população em situação de rua. Diariamente, nas ações de rotina, o município já disponibiliza 154 vagas.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da SMAS, Joseane Nogueira, as ações têm por objetivo ampliar as abordagens sociais e o serviço de acolhimento pelas entidades conveniadas em Londrina. “Os atendimentos já tiveram início e as abordagens sociais estão sendo feitas pelas equipes da Assistência Social. Por conta do frio, e por se tratar de serviços indispensáveis, o prefeito solicitou a antecipação dos trabalhos da Operação Noite Fria e autorizou a ampliação do horário das abordagens nas ruas”, informou.

Em dias comuns, a abordagem feita pela Assistência Social nas ruas da cidade encerram às 23 horas. Com a extensão do horário, o serviço será feito até 1h da manhã.

Nos abrigos conveniados, os indivíduos receberão acolhimento, com direito a banho e jantar, podendo dormir e receber os serviços de atendimento de proteção social especial. Durante o dia, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, pedagogos e de apoio faz o acompanhamento da pessoa, direcionando para grupos de atendimento e para ajudá-las a sair da condição de rua.

Como ter acesso – Os cidadãos que estão em situação de rua e desejam receber o acolhimento devem procurar os dois serviços de entrada na rede de atendimento, que são o Serviço de Abordagem Social de Proteção e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP).

Os cidadãos que souberem de pessoas que vivem em situação de rua e desejam ajudá-las podem telefonar para (43) 9991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar. O horário de atendimento do serviço pelo celular é das 7 às 22horas, aos sábados das 9 às 20horas e aos domingos e feriados é das 9 às 15 horas. Já pelo serviço de abordagem pelo telefone fixo é de segunda a sexta, das 8 às 17horas. O Centro POP recebe os atendimentos pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Dib Libos, 25, em frente à sede do SAMU. Aqueles que desejarem podem sanar suas dúvidas pelo (43) 3378-0417.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos