Cemitério de Automóveis recebe exposição Arte Positiva, Preconceito e Conscientização
Exposição vai até o final do mês e discute o preconceito contra soropositivos através das obras de Diego Arteiro
A Vila Cultural Cemitério de Automóveis recebe de 5 a 31 de julho a exposição Arte Positiva, Preconceito e Conscientização, do artista Diego Guimarães Arteiro. São cinco telas e cada uma tenta refletir por uma perspectiva uma diferente o preconceito contra portadores do vírus HIV.
Uma das telas é sobre a epidemia de contaminação pelo vírus, nos anos 70, enquanto outra representa a família de um casal soropositivo. Diego explicou que a exposição é uma forma de alertar que o problema em torno do HIV ainda existe. “É um assunto mal difundido e cercado de preconceitos. Por serem portadoras do vírus, muitas pessoas sofrem com a exclusão social, sentem vergonha e são impedidas de levar uma vida digna”, disse.
Morador de Londrina há um ano, o artista é natural de Ourinhos, São Paulo. Seu último trabalho foi adquirido pela cantora Marina Lima e atualmente é usado como parte do cenário nos shows dela. A tela foi inspirada na faixa “Mãe Gentil”, do disco mais recente da cantora. A música também discute problemas sociais, tema constante no trabalho de Diego.
Para a diretora da Vila Cultural, Christine Vianna, a exposição é uma oportunidade de conhecer o trabalho do artista e participar do debate sobre o tema. “O preconceito com os portadores do vírus ainda existe. Nada melhor do que a arte para discutir e sensibilizar as pessoas a respeito do assunto”, completou.
A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O espaço fica na Avenida Arthur Thomas, 342. A exposição “Arte Positiva, Preconceito e Conscientização” pode ser visitada de terça a sábado, das 14h às 17h, ou durante a realização de outros eventos na Vila.