Cidadão

Saúde realiza exposição de endemias para crianças

Objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de outras doenças; participam 40 alunos da Educação Infantil

Nesta quarta-feira (3), das 8h30 às 11 horas, o setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde promove uma exposição sobre diversas endemias, entre elas as provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. A ação será realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) filantrópico ABAC, localizado na Rua Sudão, 273, Ouro Verde, região norte da cidade.

Vão participar 40 alunos da Educação Infantil, os quais terão a oportunidade de conhecer o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado. Para tornar a atividade ainda mais lúdica, serão levados materiais que simbolizam alguns criadouros do mosquito, como tampinhas, garrafas e sacos plásticos.

Dengu.e.ILUSTRATIVA.POs estudantes também terão acesso ao mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião, além de receber informações sobre a leishmaniose. Segundo a educadora de Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, eles vão aprender sobre as doenças na prática e isto é fundamental para uma melhor educação ambiental.

Lucimara ressaltou ainda que as crianças são multiplicadoras de informações, pois elas cobram dos pais, outros familiares e vizinhos o que aprendem em sala de aula. “Temos retorno das mães, que nos contam que os filhos ficam alerta, cobram o acondicionamento correto de objetos que eles sabem que não podem ficar expostos, para não correr o risco de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti”, disse.

Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos