Prefeitura abre neste sábado para atualizar cadastros do BPC
Atualização é necessária para que o Benefício de Prestação Continuada seja garantido em 2019
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá abrir neste sábado (24), das 8 às 17 horas, para a realização de mais um mutirão, que visa atualizar o cadastro dos usuários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O atendimento será realizado na Praça de Atendimento, localizada no térreo da sede administrativa, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635. A atualização é necessária para que o benefício seja garantido em 2019.
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda, por pessoa do grupo familiar, seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.
Este é o terceiro mutirão realizado pela Prefeitura de Londrina. Nos dias 10 e 17 de novembro, foi efetivada a regularização de 585 beneficiários do BPC, contudo ainda há aproximadamente 2.400 pessoas que precisam atualizar as informações na base de dados do Cadastro Único. Ao todo, no município, são 14.240 beneficiários que recebem o BPC, conforme último relatório publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Os usuários que precisam fazer a atualização foram comunicados por meio de cartas de convocação, em outubro. Aqueles que receberam o comunicado, devem ligar para os telefones 3378-0420 ou 33780-431 para realizar o agendamento da atualização ou comparecer na praça de atendimento da Prefeitura nos dias do mutirão. Na data agendada, eles devem levar os documentos pessoais de todas as pessoas que residem na mesma casa e um comprovante de residência (conta de energia, água ou de telefone).
A gestora do Programa Municipal do Programa Bolsa Família, Claudia Renata Fávaro, alertou que os beneficiários que não atualizarem as informações no Cadastro Único, poderão ter seu benefício suspenso a partir de janeiro de 2019. “Recomenda-se que entrem em contato com a equipe da Gerência de Transferência de Renda e faça o agendamento o quanto antes. Além do BPC, o Cadastro Único possibilita o acesso a outros benefícios, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, tarifa de telefone, tarifa social de água, entre outros”, citou.
Além do mutirão deste sábado, será realizado outro, no dia 1º de dezembro, no mesmo local. A ação conta com parceria das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, de Fazenda, Gestão Pública, Obras e Pavimentação, Idoso e Núcleo de Comunicação. Também tem apoio dos conselhos municipais e organizações sociais para divulgação.