Cidadão

Saúde realiza “Dia D de Combate à Dengue” na região sul

Haverá exposição de endemias nesta quinta e sexta-feira; boletim com os dados sobre a dengue foi divulgado

Dengu.e.ILUSTRATIVA.PNesta sexta-feira (30), das 8 às 13h30, a Secretaria Municipal de Saúde promove o “Dia D de Combate à Dengue”, na região sul, na Avenida Abraham Lincoln, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cafezal. No local, será montada uma exposição de diversas endemias, entre elas do Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, com o objetivo de informar a população sobre a maneira correta de prevenir a proliferação do mosquito e de outros vetores.

As escolas municipais do bairro, os centros de educação infantil e toda a comunidade estão convidados a participar da iniciativa, que contará com a participação de agentes de Endemias e Comunitários de Saúde. Na ocasião, será levado o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, no que diz respeito a prevenção da proliferação do mosquito.

A população também terá acesso ao mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião. Serão passadas ainda informações sobre a leishmaniose e os agentes de endemias também levarão materiais lúdicos, que simbolizam alguns criadouros do mosquito, como tampinhas, garrafas e sacos plásticos.

Feira Cultural – Antes, nesta quinta-feira (29), das 9 às 11 horas, haverá outra exposição de endemias na Feira Cultural CEPA São Jorge, na Rua Manoel Cardoso, em frente ao número 155, Jardim São Jorge, região norte. A ação visa atingir os alunos e a comunidade, conscientizando a população sobre a presença do Aedes aegypti no bairro e a importância do combate ao vetor.

Dengue em números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (28), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.552 notificações relacionadas à doença. Deste total, 33 casos foram confirmados, 2.279 descartados e outros 240 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos