Economia Solidária faz primeira reunião de sensibilização do ano
O objetivo é prestar orientações aos interessados em participar do projeto que fabrica e coloca no mercado produtos pautados pela cooperação
O Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta quarta-feira (16), às 9 horas, a primeira reunião de sensibilização de 2019. A atividade é gratuita e aberta a qualquer londrinense interessado em aprender na prática o que é empreendedorismo, através de iniciativas pautadas pela solidariedade e autogestão.
As oficinas de sensibilização ocorrem em três etapas. As outras duas serão realizadas nos dias 23 e 30 deste mês, no mesmo local e horário. Os participantes serão apresentados aos conceitos do programa e receberão orientações gerais os princípios e objetivos, e ainda quem pode aderir. Também serão explicados como são formados os grupos de trabalho, em quais espaços as ações se desenvolvem, as possibilidades de obtenção de renda, entre outros fatores importantes. Além de conduzir as reuniões e fornecer informações, os técnicos que atuam no programa ficam disponíveis para tirar todas as dúvidas do público.
Após as reuniões, as pessoas decidem se querem realmente fazer parte do programa e podem iniciar o processo de formalização como empreendedores. Oficializada a adesão, a Economia Solidária presta apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de diferenes produtos.
Atualmente são quase 60 grupos de trabalho, com cerca de 200 pessoas atuando ao todo. São quatro áreas de produção: artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção.
De acordo com uma das técnicas de projeto social da gestão da Economia Solidária, Vera Lúcia Gomes, as reuniões dão suporte e preparam quem deseja participar dos empreendimentos. “As reuniões acontecem todos os meses, mas há muita procura espontânea e pelas unidades do CRAS, uma vez que o público prioritário são as pessoas atendidas pela Assistência Social. A intenção é oferecer suporte e uma alternativa de renda a quem está fora do mercado de trabalho por algum motivo e encontra dificuldades de para conseguir renda fixa”, comentou Vera.
Para mais informações sobre os serviços da Economia Solidária, o público pode entrar em contato pelo telefone 3378-0334. A reunião de sensibilização será às 9 horas, no Centro Público de Economia Solidária da avenida Rio de Janeiro, 1.278 (esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck).
Foto: Divulgação