Londrina inicia Programa de Preparação à Aposentadoria de 2019
O PPA atende os funcionários aposentados em 2018 e 2019 e aqueles que vão se aposentar em 2020; há palestras, oficinas e atividades integrativas


É inegável a importância de estar preparado para as mudanças advindas com a aposentadoria. Assim, pensando em ajudar os servidores municipais a visualizarem todos os desafios que estarão à frente, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos deu início à edição de 2019 do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) na manhã desta sexta-feira (15), no auditória da Prefeitura de Londrina.
Os participantes foram recebidos com um coffee break, oferecido pelo Sindserv, e assistiram a apresentação do Coral Tempos Dourados, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em seguida, autoridades conversaram com o público e todos puderam participar da palestra “Vidas Conectadas”, ministrada pelo administrador de empresas, especialista em Gestão Empresarial e ex-servidor municipal, Orfeo Garcia Scarinci.
Com o programa, a Prefeitura de Londrina espera que os funcionários estejam aptos às mudanças que surgem com a aposentadoria, e que seja possível prevenir doenças, estimular a ocupação do tempo livre de uma forma racional e eficiente, e que não haja desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor nesta fase.

“Não tem como negar que a aposentadoria é uma mudança de hábito na vida e na rotina das pessoas não só profissional, mas também pessoalmente, muito grande. Existe a habitualidade de trabalho, da casa e das finanças. Além disso, durante o trabalho, temos muitos objetivos, sonhos e desejos e não sobra tempo para executá-los. Então, acabamos deixando-os de lado e este pode ser o momento para recuperarmos esses sonhos”, acredita o diretor de Desenvolvimento Humano e representante da secretária municipal, Lucas Rigo Vercelhese.
Durante o encontro, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, deu parabéns aos servidores que estão se aposentando e agradeceu pelos trabalhos desenvolvidos em prol do cidadão londrinense. “Vocês estão de parabéns! Conseguiram cumprir mais uma etapa importante da vida, que foi cuidando dos outros, do bem-estar dos cidadão e agora terão um tempo maior para vocês, para a família e com a comunidade. A riqueza da Prefeitura são os funcionários, que fazem todo o trabalho acontecer”.
Como funciona – O PPA atende os funcionários aposentados em 2018 e 2019 e aqueles que vão se aposentar em 2020. Eles podem participar de momentos de reflexão, terapias comunitárias e palestras educativas e motivacionais com profissionais da saúde, assistência social e especialistas em previdência social, cursos, entre outros.
Entre os temas dos encontros estão: atualização previdenciária, direitos dos aposentados, planejamento financeiro, sexualidade, a importância da alimentação para uma vida saudável, saúde emocional, meio ambiente e sustentabilidade, oficinas de autocuidado, caminhadas pelo Parque Municipal Arthur Thomas e relatos com pessoas que já aposentaram.
A assistente a social e integrante da equipe coordenadora do PPA, Marcelle Diorio, explicou que todo o programa é pensado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, e técnicos, entre outros de diversas secretarias e órgãos públicos municipais. Esta comissão elabora a programação seguindo as recomendações dos participantes, por meio das avaliações dos encontros, onde os participantes expõem o que gostaram e o que eles sentiram falta.
Assim, palestras, oficinas e atividades de integração são programadas para o ano inteiro, com encontros mensais. No ano passado, 60 profissionais participam do PPA. “Existe diferença entre os profissionais que participam dos encontros, daqueles que não fazem parte. Tem gente que relata que não está preparado para aposentar e resolve esperar mais um tempo para ir se preparando e há outros que, durante o tempo de preparação, vão se sentindo preparados para se aposentar. Temos relatos dois dos lados”, disse a Marcelle.

Histórico – O PPA existe há 27 anos na Prefeitura de Londrina. Para a professora da Escola Municipal Hikoma Udihara e da rede municipal de ensino há 37 anos, Laura dos Santos Lanza, muitos profissionais não refletem sobre as mudanças que surgirão com o fim da atividade laborativa, porém estar programado para isso ajuda a prevenir doenças e preocupações futuras.
“Eu não tinha me preparado, porque mesmo aposentada da Prefeitura em abril deste ano, continuarei trabalhando no outro período como professora do Estado. Mas, no ano passado, participei de alguns encontros e as pautas são muito interessantes, principalmente a parte de legislação, direitos dos trabalhadores e da saúde. Eles me alertaram para muitas coisas, me fizeram pensar no que vou fazer depois de aposentada para não ficar parada e como lidar com as mudanças”, afirmou a professora.
Em Londrina, há programas semelhantes como o da Prefeitura de Londrina, para os profissionais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está no início do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Londrina. “O servidor público é o nosso maior patrimônio. E este programa é uma expressão de amor e carinho ao servidor que está nessa máquina muito grande, que é a Prefeitura”, ressaltou o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja.
São parceiros da Prefeitura de Londrina, o Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv) e a Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML). Estiveram presentes na solenidade, o diretor de previdência da CAAPSML, Denilson Novaes; a presidente da AAPML, Enelice Alves da Silva; o secretário de Governo, Juarez Tridapalli; entre outras pessoas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assistente social da SMRH e integrante da equipe coordenadora do PPA, Marcelle Diorio, no 3372-4040.