Cidadão

Defesa social capacita grupamentos táticos da Guarda Municipal

Treinamento faz parte da capacitação anual exigida pela legislação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da supervisão de aperfeiçoamento e ensino da Guarda Municipal de Londrina, em parceria com a Polícia Militar, iniciou um treinamento de Conduta de Patrulha em Ambiente Hostil para os agentes que compõem os grupamentos táticos da instituição. Este efetivo tem por finalidade apoiar as demais viaturas e equipes no serviço operacional diário.

De acordo com o supervisor de ensino da GM, Fernando Ferreira,  esse módulo faz parte da capacitação anual que todos os guardas municipais devem participar. “Nós prezamos pela constante prática de treinamentos. Nossa instituição está prestes a completar nove anos de existência e treinar faz com que estejamos cada dia mais preparados para atender às demandas de segurança que possam surgir”, explicou.

Foto:Bruno Amaral/Defesa Social

O Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), o Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) e o Canil, são os grupamentos táticos de apoio da Guarda Municipal de Londrina. A carga horária de treinamento desse efetivo é de 240 horas anuais. “Dentro dessas 240 horas a gente determina vários tipos de matérias onde o tático precisa dar um apoio para as demais viaturas. Nisso, a capacidade deles pode ser aplicada em vários tipos de ambientes. Nesse treinamento eles vão ficar qualificados para adentrar em áreas hostis, de mata fechada, aberta. As capacitações vão continuar no decorrer do ano”, explicou o inspetor dos grupos, Romulo Anzoategui.

Pela manhã os agentes participaram de instruções teóricas e práticas no Tiro de Guerra. Durante à tarde a instrução prática aconteceu na Fazenda Refúgio, onde será feita uma simulação de fuga para uma das áreas de mata fechada do local. Londrina tem centenas de pontos de fundos de vale, parques municipais e uma área rural de grande extensão. As técnicas poderão ser utilizadas em caso de ocorrências nesses locais. O treinamento foi dado por instrutores do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos