Londrina confirma duas mortes provocadas pela dengue
Óbitos aconteceram neste mês, e são os primeiros registrados pela doença este ano; pacientes tinham 89 e 60 anos de idade

Foram confirmados os primeiros casos de óbito por dengue em Londrina. A divulgação foi feita hoje, quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde, após confirmação no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os óbitos, que já estavam sob investigação, ocorreram no mês de março, e os pacientes tinham 89 e 60 anos de idade.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Fernandes, um dos pacientes havia contraído o sorotipo I da dengue, e o outro, o sorotipo II. “Desde a semana passada, tínhamos os resultado de exames laboratoriais indicando que os dois pacientes faleceram com dengue. Então fizemos todo o trâmite formal com a SESA, para confirmar esses casos, e ontem a Secretaria de Estado fez a divulgação dos óbitos”, informou.
Quanto ao risco de uma epidemia de dengue em Londrina, Sônia lembrou que é uma preocupação da SMS desde o início do ano. “Estamos vendo um crescimento contínuo do número de notificações e de casos positivos da doença. Então estamos mais alertas, adotando várias medidas de prevenção, haja vista os caminhões fumacê que estão na cidade, e outras medidas de incremento da assistência, com a abertura da UBS Itapoã até as 23 horas”, citou.
Na última semana, Londrina registrou 358 casos positivos de dengue, dentro de um índice de 2.788 notificações. À época, foram 992 casos descartados, e outros 1.433 estavam aguardando os resultados de exames laboratoriais. “A tendência é continuar com um número elevado de casos, e não só casos positivos, mas também a curva de casos notificados continua ascendente. Isso nos causa preocupação, porque os notificados de hoje vão ser os confirmados da próxima semana. Mas, mais uma vez, ressaltamos que sem o apoio da população, sem o apoio de cada indivíduo no sentido de eliminar cada ponto de água parada, por mais ações de combate que nós façamos, não vamos conseguir controlar a doença no município”, ressaltou.
O novo boletim semanal com a situação da dengue em Londrina será apresentado nesta quinta-feira (21), às 10 horas, durante entrevista coletiva realizada no Hospital do Câncer de Londrina (ICL).
Para a Imprensa: Outras informações podem ser obtidas com a a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, pelo telefone 3372-9474.