Projetos apresentam resultados em prol do meio ambiente
Entidades que realizaram projetos junto ao PROVERDE vão participar de encontro nesta quinta-feira

Para apresentar os resultados dos 12 projetos financiados pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (PROVERDE), a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) vai realizar um evento sobre o assunto, nesta quinta-feira (28), às 8 horas, no auditório de sua sede administrativa, na Avenida Duque de Caxias, 635 .
Estarão presentes os proponentes dos projetos, as comunidades atendidas pelas iniciativas, servidores da SEMA e o público em geral. A expectativa é que mais de 100 pessoas assistam a apresentação de resultados. Desde maio do ano passado, os proponentes colocaram em prática iniciativas nas mais diversas áreas. A obrigação central do edital do Proverde era de que os projetos atendessem à comunidade, ou seja, tivessem cunho social e envolvimento comunitário.
Por isso, grande parte das iniciativas executadas trataram-se de trabalhos com a educação ambiental. Entre os projetos desenvolvidos ao longo do ano, o Município de Londrina recebeu diversos benefícios, principalmente com a população envolvida. A empresa júnior de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Londrina (Gaia Júnior), por exemplo, elaborou um inventário de arborização contendo informações sobre mais de 41 mil árvores georreferenciadas em toda cidade.
Além disso, a Agência Nacional dos Aposentados e Pensionistas (ANAP) foi até a comunidade indígena Kaingang para realizar rodas de conversa sobre questões ambientais e culturais desse público. Já os profissionais do Lar Anália Franco de Londrina uniram as crianças em situação de vulnerabilidade social em um projeto que integrou a todos e exigiu cuidados para a manutenção ao longo do tempo. As crianças aprenderam juntas a cultivar uma horta florestal comunitária, o que deve continuar sendo feito nos próximos meses.
A população do assentamento Eli Vivi, na zona rural, também foi beneficiada com o cultivo de uma horta comunitária. Outra iniciativa foi realizada pela ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE), que identificou e analisou o habitat e a população de antas. Esses são alguns dos resultados que serão apresentados durante o evento.
O gerente de Projetos e Análise Ambiental da SEMA, Thiago Augusto Domingos, explicou que para a execução dos projetos foram investidos R$ 400 mil do Fundo Municipal de Meio Ambiente, sendo que cada projeto não poderia exceder o valor total de R$ 50 mil. “Os resultados superaram nossas expectativas. Grande parte dos trabalhos foram para a educação ambiental e envolveram a sociedade de forma muito expressiva, tanto da zona rural quanto da cidade. Além disso, sabemos de alguns projetos que têm perspectiva para continuarem durante este ano”, disse.
Este ano, os técnicos estão estudando a publicação de um novo edital do Proverde. Para isso, a ideia do edital será debatida em reunião com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Projetos
- Lar Anália Franco de Londrina – Uma Horta Floresta no Lar
- Agência Nacional dos Aposentados e Pensionistas (ANAP) – Roda de Conversa Kaingang
- ADECOM – Ambiente em Pauta
- ONG Desenvolvimento Ambiental (ONDA) – Conhecer e Conservar
- Associação Cultural e Social Amar Sim – Futuro Verde Londrina
- Gaia Júnior: Empresa Júnior de Engenharia Ambiental – Inventário e Georreferenciamento Arborização Urbana
- Instituto Cidadania – Oficinas Agroflorestais no Assentamento Eli Vive
- E.I. Governador José Richa – Compostagem e Reciclagem nas creches
- Meio Ambiente Equilibrado (MAE) – Estimativa e análise do habitat e da população de anta
- Associação Terra Roxa – Agricultura Orgânica
- Bioma I – Consultoria Ambiental- Aedes Egypti – Histórias em Quadrinhos no Combate aoAedes aegypti
- Bioma II – Consultoria Ambiental- Mastofauna – Cenário atual da mastofauna de grande porte: e a influência dos cães domésticos sob o aspecto epidemiológico
Outras informações podem ser obtidas com o gerente de Projetos e Análise Ambiental da SEMA, Thiago Augusto Domingos, pelo telefone 3372-4772.