Cidade

Município encaminha projeto de lei para doar terreno ao Sebrae

Com a doação, entidade pretende ampliar a sua sede, o que permitirá atender mais empresários da cidade, gerando empregos, renda e desenvolvimento

O prefeito Marcelo Belinati assinou, na manhã desta sexta-feira (5), a minuta do projeto de lei que trata de doação de terreno da Prefeitura ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (SEBRAE/PR), para construção de sua nova sede em Londrina. O terreno está localizado na esquina das ruas Santiago com Cruzeiro do Sul, no Jardim Bela Suíça, e tem 8.503,46 metros quadrados. O projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal, para análise e votação.

No documento, o Município prevê um prazo de doze meses para início das obras de construção da nova sede do Sebrae e conclusão em até 36 meses, contados a partir da data de liberação da área para construção. O Sebrae ficará responsável por retirar, restaurar e reinstalar o monumento da cidade italiana coirmã de Londrina, Modena, que está instalado na área. Além disso, a entidade deverá fazer a revitalização e manutenção da praça pública, com 3.234,86 metros quadrados, localizada ao lado do terreno a ser doado.

A doação do terreno da Prefeitura ao Sebrae atende a uma solicitação da entidade, feita diretamente ao prefeito Marcelo no final no ano passado. De acordo com o prefeito, com a doação do terreno, o Sebrae pretende ampliar a sua sede, aumentando, cada vez mais, os trabalhos que desenvolve na cidade, voltados aos micro, pequenos e médio empresários. “Isso é a garantia de que teremos mais emprego, renda e a cidade crescendo e se desenvolvendo. O Sebrae é uma instituição importantíssima para a cidade de Londrina e que tem sido um grande parceiro da administração, junto com outras entidades, que têm nos ajudado a fazer todo o planejamento estratégico para o futuro”, apontou.

Marcelo destacou ainda que a Prefeitura tem diversos programas em execução, em parceria com instituições como o Sebrae, com a Sala do Empreendedor, que recebeu o Selo Ouro do serviço, por executar mais de mil atendimentos por mês. “Há também o programa Compra Londrina, que tem estimulado as empresas a participarem dos processos licitatórios municipais, o que tem gerado emprego e renda, e tantos outros trabalhos que têm sido feitos em conjunto. Isso mostra o modelo de gestão compartilhada, implementado desde que assumimos a Prefeitura, que busca a construção de uma cidade melhor”, frisou.

Foto: Vivian Honorato

Presente na solenidade, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e presidente da Fecomércio, lembrou que o Sebrae tem uma sede muito bonita em Londrina, apesar de antiga, contudo pequena. “Londrina cresceu muito, quando o Sebrae veio para cá, naquela sede, Londrina devia ter cerca de 200 mil pessoas a menos. Agora, com esta doação, devido à bondade do prefeito que se preocupa com o crescimento da cidade, o Sebrae vai aumentar o tamanho da unidade nova, permitindo que tenhamos a possibilidade de atender muito mais empresas. Todos vão ganhar, a Prefeitura, porque as empresas da cidade terão um melhor atendimento, vão produzir mais e gerar mais emprego e renda, e as empresas, que vão receber informações e ajuda do Sebrae, em parceria com diversas entidades”, ressaltou.

Para o superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Tioqueta, a parceria com o Prefeitura de Londrina é importantíssima, pois vai permitir atender melhor o empresário, focando nas novas demandas que o mercado está trazendo. “Há algum tempo precisávamos melhorar a estrutura de Londrina pois a quantidade de trabalhos, o número de empresários, de micro e pequenas empresas, aumentou muito, assim como a relação de parceria com as instituições e ações de desenvolvimento. Ter uma estrutura melhor possibilitará trabalhar, cada vez mais, no desenvolvimento de Londrina e da região”, apontou.

Segundo o gerente da Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, esta é uma demanda de longa data. “É algo que já solicitamos há mais de 10 anos ao Município e até então não havíamos chegado a um denominador comum. O prefeito Marcelo e sua equipe tiveram uma sensibilidade muito grande, foi uma felicidade imensa o fato de o Município ter feito todo esse trâmite interno, que agora irá para análise da Câmara”, afirmou.

Para ele, a proposta deve ser bem avaliada no Legislativo. “Acreditamos que a Câmara entende a importância do trabalho desenvolvido por toda a equipe da Regional Norte do Sebrae, a relevância dos programas como o Compra Londrina e a Sala do Empreendedor, nosso envolvimento nos projetos do Município, como o Master Plan e o ecossistema de inovação, que está entrando em nova fase. São várias ações feitas diretamente com a Prefeitura, que beneficiam toda a sociedade, além do trabalho desenvolvido diretamente com as empresas de Londrina e região”, destacou.

A expectativa do Sebrae, com a nova sede, envolve ampliar o atendimento às startups e demais empreendedores. “Queremos poder entrar em várias outras dinâmicas, com espaços que viabilizem o empreendedor se conectar com outros hubs, de outras partes do Brasil, trocando informação e recebendo atendimento por consultores e mentores. O prefeito Marcelo teve a sensibilidade de atender essa demanda do Sebrae, promovendo um novo momento para a entidade e a cidade, e, dada a importância que Londrina tem, ser influência em toda região”, completou Bianchi.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega; o chefe de Gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan; o deputado estadual, Tiago Amaral, e outros representantes da sociedade civil organizada.

Texto: Dayane Albuquerque e Juliana Gonçalves

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos