Conferência do Idoso define 70 propostas para a área
Encontro contou com a participação de cerca de 300 pessoas, de diversos setores, e definiu a nova gestão do Conselho do Idoso 2019-2021

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, trabalhou o tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, ontem, quinta-feira(16), em Londrina. O objetivo principal foi traçar as diretrizes para os próximos dois anos. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre secretários municipais, representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada, conselheiros, além de diversos idosos.
A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Na abertura foi feita uma prestação de contas do Fundo Municipal do Idoso (FMI) e a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Na sequência, foi realizada uma palestra, com o tema do evento, pela professora doutora do Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mabel Mascarenhas Torres.
Em seguida, foi realizada uma plenária para aprovação de 70 propostas para a área, em âmbito municipal, todas elencadas durantes as pré-conferências, nos eixos Saúde, Assistência Social e Previdência, Habitação e Transporte, Cultura, Lazer e Educação. Também foram definidas cinco propostas por eixo, em âmbito federal e estadual, as quais serão enviadas os conselhos do idoso estadual e nacional.
No evento foram escolhidos sete delegados titulares e sete suplentes, para participarem da etapa estadual a ser realizada dos dias 14 a 16 de agosto em Curitiba. Também foi eleita a nova gestão do CMDI, 2019-2021, com 11 titulares e igual número de suplentes, além de outros 11 titulares e 11 suplentes indicados pelo Poder Público. Os representantes são dos seguimentos: Instituições de Atendimento ao Idoso em Regime Asilar; Instituições de Atendimento em Sistema Aberto de Defesa dos Idosos; Organizações Profissionais Afetas à Área; Associações Civis Comunitárias; Sindicatos e Entidades Patronais; Sindicatos e Entidades de Trabalhadores; Instituições de Ensino Superior; Distritos do Município de Londrina.
Para a presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, o encontro foi muito produtivo, pois contou com o envolvimento de diversos segmentos. Ela destacou que o envelhecimento é um processo intrínseco ao ser humano, apresentando reflexões e desafios para as diversas políticas públicas, quer seja na saúde, habitação, assistência social, cultura e outras, como também para sociedade.
“Somente com a atuação de todos é que poderemos melhorar a qualidade de vida destas pessoas e garantir seus direitos conforme preconiza o Estatuto do Idoso, ou seja, precisamos pensar conjuntamente nas demandas que se apresentam e este foi o papel da Conferência, onde traçarmos as diretrizes para a nova gestão com a aprovação das propostas”, comentou Luciana.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, disse que hoje há uma tríade em Londrina, composta pela Secretaria, Conselho e Prefeitura, com o comando do prefeito Marcelo Belinati, que tem muita sensibilidade com a área. “Dessa forma podemos trabalhar em conjunto, o que é fundamental para avançarmos nas políticas públicas para os idosos de Londrina”, enfatizou.
Entre os presentes, estiveram o assessor Gustavo Santos, representando o prefeito Marcelo Belinati; o promotor de justiça de Londrina, Miguel Sogaiar, que atua na defesa dos Direitos do Idoso; a secretária de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura; o secretário de Saúde, Felippe Machado; o conselheiro Dacio Vilar, da Instituição Casa de Maria, representando a sociedade civil organizada; e o vereador Padre Roque.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Luciana Ferreira Alvarez, no 3375-0283.