Cidade
Idosos e crianças se unem para registrar a história
O projeto “Tempo de lembrar, tempo de aprender: memórias da cidade”, já desenvolvido na região urbana da cidade, busca agora, as memórias da zona rural
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O projeto “Tempo de lembrar, tempo de aprender: memórias da cidade” vai abarcar todos os distritos da cidade, uma vez que a região rural possui registros escassos dos aspectos históricos. No distrito de São Luiz, primeiro local escolhido da segunda fase, participarão idosos e idosas que integram o grupo de convivência local, e crianças da 3ª série da Escola Municipal Francisco Aquino.
Quando criado, em 2007, o projeto foi focado na região urbana de Londrina. Foram feitas entrevistas e coleta de depoimentos dos pioneiros não oficiais, a fim de ajudar na construção da história de Londrina, em todos os âmbitos, que, por vezes, tinham detalhes esquecidos ou registrados. Já a idéia da união entre crianças e idosos foi o meio de promover o encontro, o respeito entre as diferentes gerações e a valorização do conteúdo e dos participantes, através de atividades que favoreciam a transmissão de conhecimento e vivências dos mais experientes aos alunos.
A secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, ressaltou a importância da integração “intergeracional” e da contribuição do projeto no meio escolar. “Esse trabalho teve uma ótima aceitação e grande visibilidade. Surgiu então a necessidade de extensão dele para a região rural, que é a segunda etapa do projeto”, pontuou.
A segunda etapa, focada na região rural, já começou. De acordo com Liz Clara, a parte de pesquisa com os idosos foi realizada. O diferencial vai se estabelecer no conteúdo. O primeiro volume destacou trechos dos depoimentos coletados. “O material de agora não vai trabalhar com recortes, mas com as histórias desses pioneiros”, comentou.
Ao falar sobre a ampliação do trabalho para a região rural de Londrina, a assessora pedagógica e responsável pelo projeto na Secretaria Municipal de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, destacou que há um contingente grande de moradores que são pioneiros. Ela defendeu que é preciso valorizar a história oral. “Além de fazer isto, o projeto propicia a integração dos idosos com as crianças que passam a respeitar e a valorizar as experiências vividas por estas pessoas.”
O resultado da primeira fase foi lançado em maio de 2008. Três mil exemplares foram distribuídos para os idosos participantes e nas escolas municipais, como complemento do conteúdo ensinado nas aulas de História para os alunos da 3ª série do fundamental, ano este em que as crianças aprendem sobre a história de Londrina.
(Londrina, 19 de maio de 2009)
Foto meramente ilustrativa: Luiz Jacobs