Cidadão

Escola municipal promove mutirão de limpeza e coleta de lixo eletrônico no sábado

Moradores do Jardim Eldorado, região leste, poderão colaborar fazendo o descarte de materiais que acumulam água, além de lixos eletrônicos

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e fortalecer as ações preventivas e de combate à dengue, a Escola Municipal Profª Maria Irene Vicentini Teodoro promove um mutirão de limpeza neste sábado (25), das 8 às 11h30, na área leste de Londrina. Será feito o recolhimento de materiais que acumulam água em residências do entorno do prédio da unidade escolar, como forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Também haverá um espaço reservado para o descarte de lixo eletrônico. A concentração irá ocorrer na Rua Pitágoras, 130, Jardim Eldorado.

A iniciativa faz parte do projeto “Sustentabilidade Saúda a Saúde: essência para a vida”, que é desenvolvido com os alunos do 4º ano da escola municipal. “Trata-se de um desdobramento das abordagens feitas em sala de aula com os estudantes, que estão aprendendo mais sobre a dengue e seu agente transmissor”, explicou a vice-diretora da escola, Elaine Corneta.

Estão envolvidos na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a ONG E-Letro, a Igreja Santa Rita de Cássia e o Tiro de Guerra (TG).

Os moradores que desejarem colaborar poderão separar os materiais e colocá-los em frente de suas casas a partir das 8 horas. Os itens serão devidamente recolhidos com um caminhão cedido pela CMTU, que contará com o suporte de atiradores do TG de Londrina.

Já na praça ao lado da escola, será disponibilizada pela ONG E-Letro uma caçamba para o descarte de lixo eletrônico. A instituição atua recebendo uma série de materiais para reciclagem como computadores, aparelhos de DVD, de som, celular, carregadores e baterias, caixas de som, impressoras, fios e fontes, entre outros. Mais detalhes são fornecidos pelo site eletro.org.br .

Antes do mutirão, nos dias 23 e 24, os agentes de Endemias entregaram sacos plásticos aos moradores do bairro e deram orientações diversas a respeito dos cuidados com relação a recipientes e objetos que possam acumular água, ou seja, potenciais criadouros do Aedes. Além disso, os alunos da escola levaram bilhetes para casa e entregaram aos pais e responsáveis, informando sobre a atividade e convidando-os para que também colaborem. A paróquia Santa Rita de Cássia também colaborou com a divulgação da atividade.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a vice-diretora da escola, Elaine Corneta, pelo telefone 3375-0166.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos