Alunos da UEL visitam a Prefeitura
Objetivo foi conhecer mais sobre o funcionamento da Comunicação desenvolvida pelos profissionais do Município

Na manhã desta quarta-feira (5), uma turma de alunos do terceiro ano do curso de graduação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), visitaram a sede administrativa da Prefeitura de Londrina. Eles conheceram o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação (N.Com) e pelo gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Durante a visita, que foi guiada pelas gestoras de comunicação e Relações Públicas (RP) da Prefeitura de Londrina, Regina Stela Coelho Cavichioli e Estefânia Salmoria Badia, os estudantes puderam conhecer mais sobre o dia a dia dos servidores públicos que atuam no planejamento e no desenvolvimento das ações de comunicação, assim como tiraram dúvidas sobre o trabalho, a carreira, as dificuldades, os desafios, as oportunidades e como pode vir a ser a rotina do profissional de RP que atua em órgãos públicos.
O objetivo de trazer os alunos foi mostrar como o planejamento em comunicação se faz presente tanto na área de Relações Públicas quanto no Jornalismo na Prefeitura de Londrina, pois esta conta com um setor específico para isso e é considerada a maior empresa da cidade, com mais de 10 mil funcionários.
O chefe de gabinete e jornalista, Tadeu Felismino, esteve presente e abordou temas como o gerenciamento de imagem e a estrutura organizacional do Município. Além disso, ele esclareceu que, com o avançar dos anos, o processo de comunicação mudou, tornando-se mais complexo, dispersivo, em rede e sem a centralidade que havia em décadas anteriores. Assim, os profissionais dos órgãos públicos e privados precisaram se adequar a nova realidade imposta. “Quando entrei na Prefeitura, não imaginava a grande centralidade que tem a figura do prefeito e desse órgão público; como tudo gira em torno da Prefeitura. E isso é acentuado pela politização da sociedade, pela imparcialidade da imprensa e pelos usos das mídias sociais. É um cenário desafiador para os profissionais”, frisou.
A professora de Planejamento Estratégico em Relações Públicas e doutora em Comunicação e Semiótica, Desire Blum Menezes Torres, explicou que a intenção é que outras visitas sejam feitas, assim como conversas com profissionais de diferentes setores da sociedade. Na noite desta quarta-feira, por exemplo, será realizada uma palestra com a Relações Públicas da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Para a professora, as visitas são momentos de interação, que enriquecem o conhecimento e a vivência dos alunos. “O que ficou claro na visita foi que o planejamento é quase que diário e as áreas estão integradas. O mais enriquecedor foi ver as áreas juntas e a fala da jornalista sobre humildade, porque eu acredito nisso e que um profissional precisa do outro. Isso foi muito tocante! Os alunos puderam ver materializada a importância do outro profissional e como o trabalho acontece”, ressaltou.
Para a primeira relações públicas concursada da Prefeitura de Londrina, que está no cargo há 23 anos, Regina Stela, a criação de vagas de RP demonstra o fortalecimento da área com o passar dos anos. “A visita dos alunos foi uma surpresa para mim, porque foi a primeira realizada por um grupo de alunos. Fiquei muito contente em recebê-los e poder ver que, com essas iniciativas, nós podemos avaliar o que estamos fazendo, corrigirmos as falhas e reconhecermos os avanços que fizemos no nosso trabalho”, disse.
Atualmente, a Prefeitura de Londrina conta com duas servidoras que atuam na área de Relações Públicas, seis gestores de comunicação com serviço em Jornalismo, uma assessoria fotográfica, um cargo em comissão especializado em Marketing Digital e um de apoio às mídias sociais. Além destes, um concurso está em fase final para a contratação de um(a) servidor(a) para o serviço de Fotojornalismo. “É importante que os alunos tenham a possibilidade de conhecer o mercado e as novas formas de atuação, para que entendam que o trabalho do cerimonial vai muito além do que aparece nos eventos e envolve a comunicação como todo, de forma integrada”, finalizou Estefânia.
Atualmente, o Núcleo de Comunicação da Prefeitura está sob a coordenação da jornalista Carla Sehn. Estiveram presentes durante a conversa, a professora da UEL e doutora em Comunicação e Semiótica, Desire Blum Menezes Torres; o chefe de gabinete Tadeu Felismino, as relações públicas Regina Stela Cavichioli e Estefânia Badia e a jornalista e mestre em Ciência Política, Ana Paula Hedler, além dos alunos da graduação.