Cidadão

Formas de prevenção e combate à corrupção é tema de conferência

Durante o evento, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social para os próximos anos

Com o envolvimento de diversos segmentos e a realização de atividades voltadas ao aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas em Londrina, foi realizada, no último sábado (15), a 4ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. Nesta edição, o tema central foi Capacitação e Transparência: Formas de Prevenção e Combate à Corrupção.

Representantes do poder público, servidores, conselheiros e membros de órgãos e entidades da sociedade civil estiveram reunidos no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar das ações que transcorreram, nos períodos da manhã e da tarde, em conformidade com o planejamento inicial. A iniciativa ocorreu por meio do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social em parceria com a Prefeitura de Londrina.

Entre os presentes, estiveram o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches; o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Ailton Nantes; o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social (CMTCS), Fábio Molin; e do advogado e professor, Douglas Maranhão, representando a OAB-Londrina. O evento ainda contou com uma palestra ministrada pelo delegado da Polícia Civil do Paraná, da Divisão de Combate à Corrupção, Alan Henrique Flore, que fez uma abordagem da temática da conferência.

Fábio Molin fez uma avaliação positiva acerca do evento, que, segundo ele, foi marcado por debates produtivos e a aprovação de várias propostas que serão trabalhadas nos próximos anos pelo CMTCS. “A intenção é dar continuidade a um processo que vem gerando grandes avanços para Londrina, fortalecer e dar mais eficiência às medidas e ferramentas de transparência e controle da gestão publica. Há poucos meses, nosso município assumiu a liderança do ranking de cidades brasileiras mais transparentes, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o que mostra que as ações vêm sendo produtivas e estão trazendo bons resultados, qualificando o acesso a informações e serviços em prol da população”, destacou.

Molin informou que todos os delegados que participaram das duas pré-conferências estiveram também no evento principal, colaborando para os debates sobre as propostas em análise, que serão inseridas em três eixos temáticos: Transparência e Eficiência na Gestão Pública; Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Exercício do Controle Social; Prevenção e Combate à Corrupção.

Na 4ª Conferência, também foram eleitos os novos membros do Conselho de Transparência para o biênio de 2019 a 2021. Um projeto de lei, que está tramitando na Câmara Municipal, poderá a ampliar a duração do mandato deste Conselho para quatro anos, alterando a Lei Municipal 11.777, de 2012, que instituiu o órgão.

O Conselho existe há mais de seis anos e é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, sendo que o grupo conta com 19 posições de titulares e seus respectivos suplentes. A primeira reunião do novo mandato do CMTCS já está marcada, para o dia 1º de julho, quando haverá a posse oficial dos membros eleitos e a escolha do corpo diretivo, para dar andamento às atividades. “Com a atuação do poder público, órgãos locais e a mobilização da população, a política de transparência é essencial para que a prevenção e o combate à corrupção sejam aplicados na prática”, acrescentou Molin.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Fábio Molin, telefone disponível no Núcleo de Comunicação N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos