Lançado Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho
Iniciativa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da construção de um projeto de vida, e deve atender cerca de 7 mil pessoas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), uma parceria com a Instituição Ministério de Missões e Adoração Interdominacional do Brasil(MMA), firmada por meio de chamamento público. A solenidade de lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na manhã desta quinta-feira (27), com assinatura do Termo de Colaboração entre a instituição parceira e a prefeitura.
O prefeito Marcelo Belinati destacou que o maior programa social que existe é o emprego e que a iniciativa vai oferecer meios para que as pessoas em vulnerabilidade social possam sair desta condição e se encaixarem no mercado de trabalho. “Esse é um grande programa social, pois só quem passa por momentos de dificuldades, de desemprego, sabe o que é isso. A Assistência Social tem trabalhado muito no sentido de oportunizar que as pessoas tenham um novo encaminhamento na vida e possam efetivamente conseguir uma vaga no mercado de trabalho e prover as necessidades de suas famílias”, disse.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, explicou que o programa visa proporcionar, ao público atendido pela Política de Assistência Social, a construção do seu projeto de vida a partir de suas habilidades profissionais. “É uma porta de saída da assistência, ou seja, uma forma concreta destas pessoas conhecerem suas habilidades profissionais, construírem seus projetos de vida, alcançarem autonomia e serem acompanhadas nesta construção”, disse.
O Acessuas terá duração de dois anos é voltado para a população urbana e rural que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 59 anos. O programa deve atender cerca de 7 mil pessoas e será feito em etapas: a primeira será as sensibilizações nos territórios e escolas para divulgação do programa. Lá os técnicos já iniciarão o trabalho com a comunidade, no sentido de despertar suas habilidades profissionais e descobrir qual o projeto de vida delas.
A segunda etapa inclui a realização de oficinas e vivências, coordenadas por profissionais qualificados que serão capacitados e acompanhados pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social. Cada encontro trará metas estabelecidas a partir de Jogos, dinâmicas, Teatro, Contos, vivências e partilha.
A terceira fase será o acesso a oportunidades, que pode incluir visitas a faculdades, universidades, feiras de profissões, palestras de empreendedores individuais e encaminhamentos. A discussão com a rede envolvida fará parte do monitoramento do percurso do participante.
Ao todo, serão investidos no Acessuas R$ 1,2 milhão, recursos do Governo Federal, que estava disponível desde 2014. As capacitações, recursos e gerenciamento do programa serão executados pela Gerência de Inclusão Produtiva da Assistência Social. A Instituição Ministério de Missões e Adoração fará a contratação de 20 funcionários para atuarem no programa, por meio de processo seletivo.
O presidente do MMA, Juciano Pires Massacani, destacou que é uma alegria fazer parte do programa, pois a missão da instituição é transformar vidas. “Já tivemos a inserção de diversas pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, que se tornaram empresárias, e por isso gostamos muito dessa ideia e resolvermos ser parceiros do programa, para que possamos contribuir na geração de oportunidades e fazer com que as pessoas se tornem protagonistas de suas histórias”, afirmou.
Público-alvo – O programa vai priorizar vários públicos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, em especial: pessoas com deficiência; jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; pessoas inscritas no Cadastro Único; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos; famílias com presença de trabalho infantil; famílias com pessoas em situação de privação de liberdade; famílias com crianças em situação de acolhimento provisório.
Também a população em situação de rua; adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos; indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas; indivíduos egressos do sistema penal; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas retiradas do trabalho escravo; mulheres vítimas de violência; jovens negros em territórios do Plano Juventude Viva; adolescentes vítimas de exploração sexual; povos e comunidades tradicionais; público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT); entre outros, para atender especificidades territoriais e regionais.
Também estiveram presentes na solenidade, o vereador Tio Douglas; o representante da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família, José Carlos Bruno de Oliveira; a presente do Conselho Municipal de Assistência Social, Neusa Tiba; além de servidores da Assistência Social.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, no 3378-0025.