Cidadão

Biblioteca Infantil realiza exposição de livros de Ruth Rocha

Autora celebra 50 anos de carreira dedicada às crianças, com mais de duzentos títulos publicados

A Biblioteca Infantil de Londrina está promovendo uma exposição de títulos da autora Ruth Rocha, dando destaque a itens de seu acervo. A mostra é aberta ao público e pode ser visitada de segunda da sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 31 de julho. A ação é uma homenagem da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, à autora que comemora 50 anos de carreira dedicada às crianças.

Com mais de 12 milhões de exemplares vendidos e meio século de carreira, Ruth Rocha assina sucessos que marcaram a infância de diferentes gerações. Temas como direitos das crianças e direitos humanos estão presentes em suas obras. Nascida em 1931, em São Paulo, tem mais de duzentos títulos publicados e suas obras já foram traduzidas para vinte e cinco idiomas.

Os títulos estão expostos e poderão ser emprestados. A Biblioteca Infantil atende de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Para fazer empréstimo de livros, basta fazer o cadastro apresentando os documentos pessoais e comprovante de endereço. A Biblioteca Infantil de Londrina está localizada na Praça 1º de Maio, 110, Centro (em frente à Concha Acústica). O telefone do local é 3371-6603.

Biblioteca destaca os 10 livros mais conhecidos da autora, apresentados em reportagem da Folha de São Paulo:

1. “Marcelo, Marmelo, Martelo”
Livro mais famoso de Ruth Rocha, fala das manias do garoto Marcelo, que cria novas palavras e deixa seus pais de cabelo em pé. Já vendeu mais de 10 milhões de exemplares.

2. “O Reizinho Mandão”
A história conta como o filho mimado e bastante autoritário de um monarca cria leis absurdas para seu reino. O autoritarismo do herdeiro chega a tal ponto que faz seu povo perder a voz.

3. “Bom Dia, Todas as Cores!”
Na história, um camaleão tenta mudar o tempo todo para agradar os outros, preocupado com o que pensariam dele. No fim, o livro traz a lição de que “quem não agrada a si mesmo, não agrada a ninguém”.

4. “Almanaque Ruth Rocha”
Em vez de contos ou de uma história, o almanaque traz brincadeiras, charadas, provérbios, adivinhas e piadas reunidas. Passando por diversos temas, como ciência e folclore, a obra é ilustrada por artistas brasileiros.

5. “Ilíada” e “Odisseia”
Ruth Rocha adaptou para crianças os dois clássicos de autoria atribuída ao poeta grego Homero, nascido por volta do ano 700 antes de Cristo. Enquanto “Ilíada” fala sobre a Guerra de Troia, “Odisseia” relata o retorno de Ulisses, um dos heróis da guerra, para sua terra natal.

6. “Este Admirável Mundo Louco”
Um extraterrestre chega à Terra e revela suas impressões sobre o planeta, apontando a extravagância das pessoas no trânsito e o isolamento dos seres humanos. Nessa aventura, que a princípio parece meio louca, a autora convida as crianças a refletirem sobre a sociedade em que vivemos – e sobre alguns de seus problemas.

7. “Declaração Universal dos Direitos Humanos”
Na adaptação, com ilustrações de Otávio Roth, Ruth Rocha apresenta o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para que crianças possam entender a trajetória que levou à assinatura da carta, logo após a Segunda Guerra Mundial.

8. “Historinhas Malcriadas”
Contra o politicamente correto, o livro conta quatro historinhas de crianças muito engraçadas, mas nada comportadas. Em “O Dia em que eu Mordi Jesus Cristo”, por exemplo, uma menina que vai fazer primeira comunhão morde a hóstia da missa, apesar de dizerem a ela que isso era proibido; já em “Apanhei assim mesmo…”, uma garota cai de um muro no quintal da vizinha.

9. “Ninguém Gosta de Mim?”
A história aborda os medos de não ser amado, de ser abandonado ou trocado por outra pessoa, e faz parte da série “Os Medos Que Eu Tenho”, feita em parceria com a psicóloga Dora Lorch. Alguns dos receios mais comuns das crianças são discutidos na série, como o temor de fantasma ou de se machucar.

10. “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa”
O livro conta a história do coelho Vivinho que, ao contrário do restante de sua família, não quer ser Coelho de Páscoa quando crescer. Mas será que vão aceitar sua decisão?

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a bibliotecária Priscila Ribeiro, no 3371-6603.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos