Defesa Social divulga balanço de atendimentos da Guarda Municipal na última semana
Foram mais de 100 registros de atendimentos, incluindo boletins de ocorrência, no período de 8 a 14 de julho

A Secretaria Municipal de Defesa Social divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 8 e 14 de julho. Neste período, foram registrados mais de 100 atendimentos, incluindo boletins de ocorrência. Deste montante, demandas de apoio ao cidadão e aos demais órgãos e próprios públicos somaram 64 ocorrências. Em 21 casos os apontamentos são referentes à presença de animais de grande porte em vias públicas. Atendimento, patrulhamento e apoio em Escolas Municipais e creches totalizaram 14 registros.
Os atendimentos referentes à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 4 registros, o que representa uma queda em relação à semana passada, quando foram registrados 7 casos. Crime ambiental e perturbação de sossego foram motivo de mais 16 registros.
Ocorrências de maior vulto
A central de atendimento 153 da GM recebeu a informação de que um homem teria supostamente abusado de uma freira, em um ônibus da linha Presidente Prudente, na noite de quinta-feira (11). Uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) foi até à Rodoviária de Londrina e, após verificação, encaminhou as partes à delegacia de plantão. O suspeito ficou detido pelo crime de importunação sexual.
Outra equipe da Guarda Municipal, em patrulhamento pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento, no Jardim Pindorama, região leste, visualizou uma motocicleta em estado de abandono em um fundo de vale nas imediações da creche. Após consulta da placa no sistema foi constatado que o veículo foi furtado na região central da cidade. Os agentes encaminharam a moto à delegacia de plantão para fazer contato e entrega para o proprietário.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade, ligue.
Atribuição legal
De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao estatuto geral das guardas municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretária municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, no 3372-4662.
Texto: Bruno Amaral / Defesa Social