Programa CapacitAÇÃO promove palestra para servidores municipais
O tema da vez é Comunicação Não-Violenta na Organização; objetivo é fazer com que as relações de trabalho sejam fortalecidas

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) irá promover, nesta sexta-feira (19), das 14h às 16h, uma palestra sobre Comunicação Não-Violenta na Organização. O evento será no auditório da Prefeitura de Londrina, sob condução do psicólogo Paulo Francisco Tardivo. Este debate faz parte do programa “CapacitAÇÃO”, que tem atividades todas as sextas-feiras, desde junho, com a proposta de aprimorar as relações de trabalho do servidor municipal.
Para participar é necessário realizar inscrição, gratuitamente, pelo site escoladegoverno.londrina.pr.gov.br. As vagas são limitadas e direcionadas apenas a servidores municipais.
O tema Comunicação Não-Violenta, escolhido para esta etapa, foi desenvolvido no século passado pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg. O objetivo é instruir equipes a se comunicarem com eficácia e empatia.
De acordo com Tardivo, o conteúdo da palestra se divide em quatro pilares. “A teoria de Marshall, sobre Comunicação Não-Violenta, se baseia em quatro pontos: Aprender a observar sem avaliar, identificar e expressar os sentimentos de forma clara, ter responsabilidade pelos nossos sentimentos e pedir de forma clara e objetiva. Paralelo a isso, também há a mensagem de respeitar e escutar os outros”, contou.
Tardivo ainda salientou que a palestra visa fortalecer as relações de trabalho. “Estamos em um momento da sociedade em que as pessoas estão se tornando muito egocêntricas. Vemos muitos discursos de ódio e de intolerância por aí, enquanto a empatia tem ficado à mercê. Se estou em uma esfera de trabalho e não consigo me comunicar de forma civilizada a esfera se torna estressante, pesada. Isso prejudica tanto o desempenho individual quanto o coletivo. Portanto, a melhor forma de melhorar nossa convivência no ambiente de trabalho é aprendendo a se comunicar. Esse é o grande pilar”, disse.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), pelo número (43) 3372-4040.
Texto: N.Com