Cidadão

Simpósio agrega a rede de apoio no incentivo ao aleitamento materno

Evento do Município vai abordar a amamentação e paternidade responsável, dentro das campanhas Agosto Azul e Dourado

Londrina irá sediar, no dia 2 de agosto, o Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul. O encontro, voltado a profissionais de saúde, mães que amamentam ou amamentaram, e demais pessoas interessadas no tema, terá uma ampla programação de atividades em prol do aleitamento materno, e também dos cuidados com a saúde do homem. As inscrições para o Simpósio estão abertas, e podem ser feitas na página da Escola de Governo do Município, no Portal da Prefeitura.

O Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A organização é do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), com apoio e participação de seus integrantes, e com parceria da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS).

Composto por 23 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, os representantes que integram o CALMA se reúnem mensalmente, para discutir temas relacionados à amamentação, novas diretrizes e protocolos, e também propor ações de incentivo ao aleitamento materno.

Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, Lilian Poli, Londrina é referência em aleitamento materno há muitos anos. “O CALMA foi fundado em 1995, e sua criação foi um marco histórico do aleitamento materno, porque fomos o primeiro município do Brasil a instituir um comitê municipal de estímulo ao aleitamento, e que está funcionando até hoje”, destacou.

O tema deste ano para a campanha mundial de incentivo à amamentação é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Esse slogan, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação, busca enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares e cuidadores, e não apenas da mãe, para possibilitar o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, e de forma complementar até os dois anos de idade.

Lilian explicou que, para amamentar, a mãe precisa contar com uma rede de apoio, formada principalmente pelo seu parceiro e familiares mais próximos. “Os profissionais precisam estar sensíveis ao avaliar essa rede de apoio, de uma forma constante, porque os familiares, principalmente o parceiro, ou alguma pessoa que esteja ajudando nos cuidados com a criança, também precisa fazer parte dessa avaliação. A mãe que amamenta precisa ser cuidada e amparada nas necessidades que surgem em seu dia-a-dia. E por isso os profissionais de saúde precisam avaliar também o entorno dessa mulher, para que ela tenha mais chances de conseguir uma amamentação eficaz e prazerosa”, detalhou.

A expectativa é que participem do Simpósio cerca de 240 pessoas. O evento, que irá ocorrer no dia 2 de agosto, será realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário de Londrina (CCS – HU), na Avenida Robert Koch, 60.

Agosto Azul – Juntamente com as informações e atividades para incentivar a amamentação, acontece a Campanha Agosto Azul. Instituída no Paraná por meio da Lei n° 17.099/2012, o Agosto Azul busca promover os cuidados preventivos de saúde para o homem. Segundo Lilian de Fátima Macedo Nellessen, gerente de Programas Especiais da DAPS, o objetivo principal da campanha é motivar uma mudança cultural, para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que as doenças se manifestem de forma mais grave. “Exames simples, como testes para diabetes, hipertensão, AIDS e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde, e podem identificar essas enfermidades ainda em estágios iniciais”, comentou.

Segundo a gerente de Programas Especiais da Saúde, em 2018 a Prefeitura instituiu o pré-natal do parceiro. A iniciativa busca agregar o parceiro no acompanhamento oferecido durante a gestação. “A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem trabalha com cinco eixos prioritários, que são o acesso e acolhimento, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violência e acidentes, e saúde sexual e reprodutiva. E o pré-natal do parceiro vai ao encontro dessas diretrizes”, apontou.

Dentro da programação do Simpósio, as ações de promoção e suporte à amamentação vão abordar o papel do homem, no caso, do parceiro dessa mãe para que a amamentação ocorra de forma adequada. “A proposta do Pré-Natal do Parceiro é aproveitar o momento da gestação para também realizar cuidados à saúde paterna. E, também, aproveitar o momento para incentivar a paternidade responsável, onde se encaixa perfeitamente o incentivo e apoio deste parceiro ao aleitamento materno exclusivo. Por isso a junção das campanhas do mês de agosto, dourado e azul”, completou a enfermeira.

Inscrição – Para participar do Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul, é preciso acessar a página da Escola de Governo – AVA/PML, no Portal da Prefeitura. São oferecidas 240 vagas, e a chave de inscrição é ALEITAMENTO-2019.

Agenda – a abertura do evento será às 8 horas, com apresentação artística. Às 8h40, a professora Edilaine Giovanini Rossetto, associada da Área da Saúde da Criança na Universidade Estadual de Londrina (UEL), irá conduzir palestra com o tema “Agosto Dourado – Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”. Na sequência, Juliana Marques, coordenadora de Saúde do Adulto da DAPS, palestra sobre “Agosto Azul – Mês de Valorização da Paternidade”. Às 10 horas, será exibido o filme “O Quarto de Jack”, com discussão e palestra sobre a película, às 13h30, mediada pelo médico e psicanalista Marcelo José Castro.

Das 15h30 às 17 horas, serão realizadas três mesas-redondas. Os temas abordados serão: Implantação da Nota Técnica nº 001/2016 CALMA/DAPS/SMS sobre o Uso de Complementação em Recém-Nascidos a termo saudáveis amamentados no Hospital Evangélico de Londrina, com a enfermeira mestra Juliana Carvalho Lourenço, supervisora de enfermagem no Hospital Evangélico de Londrina; Desafios e sucesso na amamentação – Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, pela enfermeira Tatiana Antonio e Silva; e A puericultura multiprofissional com enfoque no aleitamento materno – UBS Casoni/SMS de Londrina, com a enfermeira Karin Elisabeth Silva Puschel.

Capacitações – O encerramento do simpósio está programado para às 17 horas. Porém, a programação da campanha prossegue com outras atividades. De agosto a outubro, serão realizadas várias edições do curso “Apoiando a família que amamenta”, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e líderes da Pastoral da Criança. Uma oficina de formação em Shantala na Atenção Básica será oferecida aos profissionais da Saúde que realizam Puericultura Compartilhada e Grupo de Trabalho da Shantala, a técnica indiana de massagem para relaxamento. A oficina será realizada no dia 16 de agosto.

Profissionais e acadêmicos que atuam na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Saúde, e que são das instituições que integram o CALMA também poderão participar do curso Atualização em Manejo do Aleitamento Materno, que será no dia 14 de agosto, na Pastoral da Criança.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli, no 3372-9827; e com a gerente de Programas Especiais da Saúde, Lilian de Fátima Macedo Nellessen, no 3372-9829. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos