Cidadão

Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana

Entre os dias 15 e 21 de julho foram 96 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 8 e 14 de julho. Ao todo foram 96 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio ao cidadão e aos demais órgãos e próprios públicos somaram 38 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 21 registros.  Animais de grande porte na via somaram 6 ocorrências.

As ocorrências referentes à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 14 atendimentos. Crime ambiental e perturbação de sossego somaram 9 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.

Ocorrências de maior vulto – A supervisão da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) prestou apoio à Polícia Civil para a recuperação de um veículo que foi furtado na cidade de Rolândia (PR). O carro foi encontrado em uma casa abandonada no Jardim Olímpico, zona oeste, e foi encaminhado à delegacia para ficar à disposição do proprietário. Ao todo foram dois veículos recuperados pela GM.

Na madrugada do dia 20 de julho, sábado, uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em fiscalização da lei 12.744/2018 (lei seca municipal), encaminhou um homem para a delegacia por desacato e desobediência. No momento da chegada dos guardas municipais, o rapaz que estava na presença de mais 3 amigos começou a discutir com os agentes e inclusive proferir ameaças. Foi constatado que ele estava fazendo uso de bebida alcoólica nas proximidades do zerão. Ele foi encaminhado para delegacia de plantão para ser apresentado à autoridade policial.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.

Atribuição legal –     De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Texto: Bruno Amaral/Defesa Social

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