Selo de qualidade é entregue a Unidades Básicas de Saúde de Londrina
Qualificação da Atenção Primária à Saúde concedeu selos prata para duas unidades, e bronze para outras cinco

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Guanabara, Vila Ricardo, Guaravera, Itapoã, Jamile Dequech e Padovani foram homenageadas com a certificação obtida pelo programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A solenidade de entrega da premiação ocorreu nesta sexta-feira (30), em um evento com muita comemoração. As UBSs Jamile Dequech e Padovani obtiveram o selo Prata de Qualificação, enquanto as demais foram certificadas na categoria Bronze.
Na solenidade, o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado, destacou o empenho dos profissionais da Saúde em atingir a qualidade exigida pelo programa, nas mais diversas frentes. “Temos um corpo de servidores muito comprometidos, que enfrentam muitas dificuldades, mas se dedicaram e hoje colhem resultados na melhoria dos processos de trabalho, no atendimento à população, na organização da unidade. Esse momento foi pensado e criado para cada um de vocês. A saúde coletiva se faz de forma multiprofissional, e esse momento de festa é de vocês. Que fique marcado, e seja uma etapa vencida dentre muitas outras que virão”, destacou.

A diretora da 17ª Regional de Saúde, Lucia Lopes, falou durante o evento, sobre a qualificação da Atenção Primária. “É um orgulho enorme estar aqui, compartilhando deste momento. Vocês são vitrine para os outros 20 municípios da nossa regional, e para a macrorregião norte, que tem em torno de um milhão de habitantes. Cada vitória de vocês reverbera, como uma pedra jogada no lago e que produz ondas infinitas. E vocês são atores muito importantes nesta construção, e fazem a diferença não só para vocês mesmos ou para a população de Londrina, mas para toda a regional, e eu diria até para todo o Estado”, afirmou.

Em sua fala, a diretora de Atenção Primária à Saúde do Município, Valéria Cristina Almeida Azevedo Barbosa, destacou a resiliência dos profissionais. “Quando a gente se propõe a coisas tão desafiadoras, como vocês fizeram, envolvendo mudanças de todo o processo, escuta de muitas pessoas que não vai dar certo. Mas vocês são corajosos de verdade, vestiram a camisa e aceitaram o desafio. E hoje veem a resposta de toda essa dedicação. Agradeço de forma sincera a cada um de vocês que dedica sua vida a trabalhar e bem atender, pois quando a gente dá o nosso melhor, faz a diferença na vida de alguém. E se uma pessoa sentir que foi acolhida e compreendida, com certeza mudaremos a vida dessa pessoa”, comentou.
A coordenadora da Mariza Kato de Oliveira, da UBS do Itapoã, contou como foi participar, pela primeira vez do programa de tutoria da SESA. A equipe da unidade é composta por 50 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), servidores administrativos e equipe de limpeza.

Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Para a coordenadora da UBS Itapoã, unir em torno de um mesmo propósito todos os profissionais foi um grande desafio. “No início da avaliação ficamos apreensivos, diante de mais de cem itens para serem cumpridos. Foi realmente trabalhoso, nosso objetivo era conquistar a certificação e para isso enfrentamos uma luta, com envolvimento de toda equipe da unidade. São muitos critérios, tivemos que nos reunir diversas vezes, e conscientizamos os profissionais para essa melhoria no processo de trabalho, que refletiria em um melhor atendimento”, citou.
Ao final, obter a certificação foi o reconhecimento de mais qualidade em todas as áreas e serviços desenvolvidos na unidade. “Depois de todo esse processo de mudanças e acertos, quando soubemos que o objetivo foi atingido sentimos algo muito gratificante. Contamos com muito apoio da nossa diretoria, e do serviço como um todo, para alcançar essa meta. Sabemos que manter esse alto nível não será fácil, mas agora temos um novo olhar, diferenciado, que observa os processos de outra forma. Uma atualização como essa é muito necessária, tantas coisas vão entrando na nossa rotina diariamente, e não podemos perder o que aprendemos com o programa, queremos manter o que já conquistamos”, frisou.