Cidadão

Bernardo e Bando mostram novo repertório no Londrix

Em show nesta sexta-feira, Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono mostram faixas do CD que será lançado em novembro
Assessoria de Imprensa do Londrix
b2d23ad9776f58332cd286a7beb03ea2Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono dão um recado eclético no show desta sexta-feira (25), no Londrix, ao apresentar o repertório do CD “É Isso Que vai Acontecer”, que será lançado em novembro e traz doze faixas. 
Nele, a banda mostra gêneros tão diversos quanto o rap, o xaxado, o bolero, a balada e o blues. Misturando jazz com acordeon, o grupo, que volta à estrada depois de 12 anos sem gravar um disco, firma a diversidade como marca registrada de seu trabalho que agora ressurge mais maduro.
Bernardo Pellegrini, compositor que se associa a poetas e músicos do Norte do Paraná, diz que o som da banda traz a originalidade de uma região que sofreu várias influências culturais que ele sintetiza nas canções, numa espécie de mosaico carregado de influências díspares que se harmonizam. A originalidade da linguagem musical da banda já pode ser observada nos quatro CDs lançados anteriormente: “Humano Demais” (1990); “Dinamite Pura” (1994); “Quero Seu Endereço” (1998) e “Big Bando” (2000).
Da formação original, o Bando do Cão Sem Dono traz, além de Bernardo, os músicos Edu Batistella (bateria) e Marcos Scolari (acordeon), que se juntam agora ao baixista Felipe Barthem e ao guitarrista Mizão. O resultado é um som eclético que ganha vigor com letras criadas pelo próprio Pellegrini, em parceria com poetas talentosos como Maurício Arruda Mendonça, Rodrigo Garcia Lopes e Domingos Pellegrini com quem fez “Meus Segredos”, uma das faixas do novo CD. 
“Desde o início, trabalho com pessoas que compartilham da mesma busca estética, acho que funciono como uma espécie de peão de uma geração, catalisando tendências” – diz Pellegrini.
O show que será apresentado no Londrix traz, além do repertório do novo CD, seis músicas de discos anteriores que aparecem em novas versões. Uma das mais delicadas é uma balada feita nos anos 90 por Pellegrini e que traz na letra um ponto de vista feminino, trespassado pelo olhar de um homem: “Lembro a serpente correndo no meu labirinto/ combustão e calor/ tomando absinto.”
Da nova safra, a música que dá  título ao CD “É Isso Que Vai Acontecer” tem um tom crítico e remete a uma das canções mais conhecidas de Dolores Duran: “Eu sei que vocês vão dizer/ eu vou falar bobagem/ mas eu vou gritar: atenção, senhores passageiros / queiram ocupar seus lugares/ eu sei que vocês vão dizer/ tudo massa falida/ tudo beco sem saída/ mas eu vou gritar/ a vida só tem passagem de ida.”
A faixa “A Coroa do Meu Rei” (“O Chapéu do Meu Avô)” é uma valsa que faz um elogio ao homem comum do Norte do Paraná. A música foi selecionada para concorrer à primeira etapa do I Festival de Música da Arpub – Associação das Rádios Públicas do Brasil – podendo ser votada também pelo público no site da Rádio UEL/FM. 
O novo disco de Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono ainda terá arranjos de Boccato (trombone), Gilberto de Queiróz (metais) e Marcos Silva (cordas). No show de sexta-feira, com duração de 1h10, o público poderá conhecer uma parte do trabalho que vem por aí. 
Serviço: 
Show: “É Isso Que Vai Acontecer”, com Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono
Data: 25 de setembro
Horário: 23 horas
Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103)
Festival Literário de Londrina – Londrix 2009
De 22 a 27 de setembro
Ingressos para os shows: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada) – podem ser adquiridos na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103), antes das apresentações.
Patrocínio: PROMIC, Governo do Estado do Paraná e Seti (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia)
Realização: AARPA, Ong Mundoquelê e Kinoarte
(Londrina, 24 de setembro de 2009)
Foto: assessoria do Londrix

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos