UBS do Maria Cecília é entregue totalmente remodelada
Unidade que atende 15 mil pessoas passou por várias melhorias, além de ter sido reequipada e remobiliadada


Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Londrina foi entregue para a população totalmente renovada, mobiliada e equipada. Nesta sexta-feira, o prefeito Marcelo Belinati reabriu a UBS do Conjunto Maria Cecília, na região norte, após um período de reformas e melhorias de toda a estrutura física da unidade. O entorno da UBS também recebeu intervenções, para garantir o acesso e a segurança dos usuários e moradores. As calçadas foram refeitas, assim como a sinalização horizontal. O asfalto recebeu recapeamento, houve poda das árvores, e a iluminação pública está sendo substituída por luminárias LED. Os trabalhos são realizados em conjunto pelas secretarias municipais do Ambiente, Obras e Pavimentação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Sercomtel Iluminação.

O prefeito aproveitou a ocasião para conferir diversos pontos da região norte, que receberam obras de revitalização já concluídas ou em andamento. Para a área da saúde, Marcelo destacou medidas essenciais que a Prefeitura tem executado, como a contratação de mais de cem médicos, reformas das UBSs, mutirões de cirurgias eletivas, entre outras. “O PAI e a Maternidade estão sendo reconstruídos, vamos instalar o Prontuário Eletrônico, e estamos contratando profissionais. Quando assumi a Prefeitura, faltavam 144 medicamentos na rede municipal, por deficiência no processo de compra, e agora temos uma Farmácia Municipal completa, em um novo local. O SAMU hoje tem quinze ambulâncias, e antes eram quatro. Além de reforçar as equipes das UBSs, temos a ideia de ofertar em todas as regiões da cidade médicos para atendimento de livre demanda. E tudo isso está sendo feito com recursos da Prefeitura, impostos da população retornando em forma de benefícios para a comunidade”, frisou.
Localizada na Avenida Eugênio Gayon, 835, a UBS do Maria Cecília foi inaugurada em 1985 e, desde então, havia passado por somente uma reforma, que ocorreu em 2008. Com área total de 432,74 metros quadrados, a unidade foi fechada para a reestruturação, pois apresentava diversas rachaduras e infiltrações, vidros quebrados e pintura irregular. Nesse período, os atendimentos e serviços foram transferidos para a UBS do Campos Verdes, também na região norte.

O secretário municipal de Saúde reforçou que esta é a 11ª UBS entregue pela Prefeitura nos últimos três anos. “Foram investidos aproximadamente R$140 mil aqui, e isso faz parte de um grande programa de reestruturação da saúde pública realizado pela administração do prefeito Marcelo Belinati. Essa UBS não passava desde 2008 por nenhum tipo de manutenção. Corrigimos toda parte elétrica e hidráulica, telhados, pintura, adequação e acessibilidade para pessoas com deficiência, sem contar os investimentos em todos os mobiliários, equipamentos, computadores, para que nossos servidores consigam desempenhar de maneira ainda mais adequada o atendimento da população”, elencou.
Os serviços para reforma da unidade do Maria Cecília foram executados pela Construpais Construtora LTDA, vencedora do processo licitatório. Após a reforma e readequação da UBS, o espaço agora possui banheiros adaptados, uma nova recepção e farmácia, consultório de odontologia, duas salas de acolhimento aos pacientes, salas exclusivas para inalação, coleta de exames, curativos, vacina, pré consulta, observação, esterilização e de reuniões. Para uso dos servidores, conta ainda com uma sala, banheiro e cozinha, todos devidamente equipados.
Com as melhorias, a expectativa é que os profissionais que atuam na UBS e os usuários ali atendidos tenham mais conforto, com ambientes adequados para ofertar os serviços desenvolvidos na unidade. Além dos moradores do Maria Cecília, a área de abrangência da UBS, estimada em 15 mil pessoas, também inclui a população dos jardins Bourbon, Santa Cruz, Catuaí, Conjuntos Habitacionais Sebastião de Mello César e Violim, Parque Industrial José Belinati e Conjunto Residencial Ouro Verde.

A equipe da UBS Maria Cecília é composta por enfermeiros, médicos, dentista, auxiliares de odontologia, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), auxiliares de enfermagem, e profissionais de serviços gerais. De acordo com o coordenador da unidade, William Diego Ciconha, todos têm participado de capacitações, ao longo dos últimos meses, e outras serão realizadas em breve. “Estamos fortalecendo o programa Saúde da Família e capacitando a equipe para atender cada vez melhor. Agora, a estrutura estará muito melhor, garantindo acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, computadores novos em todos os ambientes de atendimento,
Antes da reforma, o prédio utilizado pela UBS também comportava o Pronto Atendimento 16 horas do Maria Cecília, que foi transferido para Avenida Saul Elkind, 892. “Cada unidade realiza um tipo de atendimento, então com a separação a UBS poderá intensificar suas ações, voltadas à prevenção e tratamento de doenças crônicas, e o Pronto Atendimento ao serviço de urgência e emergência da região”, explicou o coordenador.

A solenidade para reabertura da UBS Maria Cecília teve também a presença de autoridades, lideranças locais e moradores da região. Dentre eles, o vice-prefeito João Mendonça, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa. Compareceram também os vereadores Ailton Nantes, João Martins, Jamil Janene e Emanoel Gomes; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Soares Koury, o diretor geral do Hospital Zona Norte, Reilly Lopes, entre outros.
Ações na Saúde – A recuperação da UBS Maria Cecília integra o programa de Reestruturação da Saúde, que está sendo executado pela Prefeitura de Londrina desde 2017. Por meio deste programa, já foram entregues as UBSs do Ernani Moura Lima, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Vila Casoni, Carnascialli, Jardim do Sol, Panissa/Maracanã, Selva e Parque das Indústrias (PIND). O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central, também foi entregue após obras de reestruturação.
No Jardim Santa Rita, está sendo construída uma nova UBS, e outras sete unidades estão com obras em andamento: Piza, Maria Cecília, Paiquerê, Lerroville, João Paz, Ideal e Warta.