Idosos e jovens se apresentam no Dia da Sergipe
Intenção é unir as três gerações em prol da arte, da música, da dança e do respeito entre os diferentes
Para alegrar a manhã daqueles que forem passear pela Rua Sergipe neste sábado (28), crianças, adolescentes e idosos vão se apresentar em uma coreografia ensaiada especialmente para o Dia da Sergipe. A apresentação será às 10 horas e faz parte do Projeto A Rua Dança a Cidade, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
A intenção é unir, por meio da dança, cerca de 30 crianças e jovens que participam do projeto da Casa Acolhedora da região oeste com 20 idosos que integram o projeto A Rua Dança a Cidade. Durante três meses, uma vez na semana, eles ensaiaram as coreografias na Usina Cultural e, de acordo com o educador e professor de dança desde 1978, Edio Elías Gonçalves, ajudaram na elaboração dos passos.
Isso porque, a construção de cada movimento levou em conta os conhecimentos e vivências trazidas pelos integrantes do grupo. Dessa maneira, o professor conseguiu juntar passos de danças modernas, como o funk e a dança de rua, com os mais antigos, como a salsa e o twist (que é uma dança inspirada no rock and roll dos anos 1960).
“A coreografia foi montada com a ajuda dos alunos, que foram unindo seus movimentos, o que foi fazendo surgir a coreografia. A ideia é juntar as gerações e ver como a dança de rua age e se desenvolve nelas. É o passado e o presente em harmonia”, disse o responsável pela apresentação.
Os idosos participantes são frequentadores das atividades dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa de Londrina (CCIs) que vão mostrar todo seu gingado com a música “Blame It On the Boogie”, do grupo The Jacksons. Além disso, a seleção musical que embalará os passos dos dançarinos vem de uma colagem musical feita pelo próprio grupo.
O Dia da Sergipe tem uma extensa programação neste sábado (28), das 9h às 15h. Haverá Várias atividades entre as ruas Minas Gerais e Prefeito Hugo Cabral, onde o trânsito estará fechado para a passagem de veículos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Cultura e do Ambiente (SEMA), além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Édio Egon pelo 98414-8834.




