Versão definitiva do Caderno do Censo Agropecuário 2017 é apresentada ao público
O material traz informações e dados sobre 12 tópicos do cenário agropecuário

Foram publicados, nesta segunda-feira (18), os resultados definitivos do Caderno do Censo Agropecuário 2017, uma realização da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Gerência de Pesquisas e Informações.
O material possui como objetivo exibir um panorama da atividade agropecuária no município de Londrina, trazendo também dados do âmbito estadual. A base de dados utilizada foi extraída do Censo Agropecuário 2017, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias desenvolvidas em todo o Brasil.
“Este é o primeiro caderno agropecuário que fazemos. Ele visa fornecer dados sobre o setor primário de Londrina tanto para acadêmicos quanto para o público em geral. No material divulgamos algumas comparações com o censo de 2006. Uma das principais mudanças, infelizmente, se deve a diminuição no número de propriedades agrícolas no município. Em 2003 tínhamos mais de 3.000 estabelecimentos, hoje temos 2.205. Isto representa uma concentração de terra maior. Lamentavelmente, é uma tendência do Brasil e até do mundo”, contou o gerente de Pesquisa e Informações da SMPOT, Alexander Korgut.
Com 12 tópicos, o caderno levanta informações sobre temas como: Agroindústria Rural; Aquicultura; Apicultura; Características dos Estabelecimentos Agropecuários; Características dos Produtores Agropecuários; Extração Vegetal; Horticultura; Pecuária; Pessoal Ocupado; Produção Vegetal; Silvicultura; e Movimentação Financeira.
Segundo o material, o produto da lavoura temporária produzido em maior quantidade em Londrina é a soja em grão (200.333 toneladas produzidas durante o período de levantamento), seguida do milho em grão (150.511 toneladas). Se tratando dos estabelecimentos agropecuários em Londrina com 50 pés plantados ou mais, o café arábica em grão desponta como principal produto da lavoura permanente sendo cultivado em 239 estabelecimentos no município. “As principais projeções de Londrina se devem ao desenvolvimento de grãos. A concentração fundiária se baseia em médias e grandes propriedades com culturas tradicionais de soja e milho” relatou Korgut.
Em julho, uma versão inicial do Caderno do Censo Agropecuário 2017 foi divulgada com os resultados preliminares. E embora a revisão do IBGE, em outubro, não tenha demonstrado alterações significativas em termos quantitativos, de acordo com Korgut, a equipe de elaboração da SMPOT aproveitou a oportunidade para reformular o layout do trabalho buscando deixá-lo mais favorável à navegação e pesquisa por parte do público. “A nova versão disponível no site conta com uma apresentação dos gráficos e do próprio material, de forma mais descomplicada”, destacou.
O Caderno do Censo Agropecuário 2017 é uma realização da SMPOT e possui parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Outras publicações da Gerência de Pesquisas e Informações podem ser acessadas através do link: https://bit.ly/2Ougekf
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com gerente de Pesquisa e Informações da SMPOT, Alexander Korgut, pelo telefone 3372-4450.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com