Projeto de judô faz graduação de crianças e adolescentes neste sábado
Cerimônia do Projeto Caminho Suave será neste sábado (14), no Centro Esportivo do Maria Cecília

Cerca de 80 crianças e adolescentes da região norte de Londrina participam, neste sábado (14), do II Festival do Projeto Judô Caminho Suave. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com parceria da Academia de Judô Okano, e apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Será das 13 às 17 horas, no Centro Esportivo do Maria Cecília. O endereço é Rua Luís Brugin, 610, Conjunto Violin.

O projeto Caminho Suave é conduzido pelo educador físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), Wellington Berbel. Com quatro polos de atividades, alunos na faixa etária de 7 a 16 aprendem sobre o esporte, criado em 1882 como arte marcial. “Diferentemente dos demais esportes, que priorizam o desempenho, o judô propõe uma filosofia de vida. Seu objetivo é formar cidadãos melhores, tornando esses alunos bons indivíduos, que façam o bem ao próximo. Foi isso que o judô me proporcionou, e é o que prevejo para essas crianças”, comentou.
Iniciado em março de 2015, o projeto de judô é desenvolvido no Jardim Vista Bela, Parigot de Souza I, Alto da Boa Vista e Conjunto Milton Gavetti. Dentre os mais de 90 participantes que frequentam o projeto este ano, a maioria possui de 7 a 11 anos de idade. “Nesse festival, exclusivo para os integrantes do Caminho Suave, haverá também a cerimônia de graduação, com entrega de certificados e das novas faixas. Também serão fornecidos os judoguis, que são os trajes para prática do judô”, adiantou Berbel.

Para frequentar o projeto, os interessados devem comparecer em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas pelo NASF 7, Vivi Xavier, Parigot de Souza, Chefe Newton e Milton Gavetti, informando os dados pessoais. É preciso residir na região de abrangência de uma dessas UBSs, ter boa frequência escolar e desempenho com média igual ou superior a 7. “Buscamos combater a obesidade infantil, oferecendo a prática desse esporte, além de acolher quem está em situação de vulnerabilidade, incentivando o estudo entre os integrantes e tirando as crianças das ruas no período fora da escola”, frisou o educador físico e instrutor de judô.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o educador físico do NASF 7, Wellington Berbel; telefone disponível no N.Com, 3372-4188.