Destaques

Londrina chega a 10 mil luminárias de LED

Os planos da prefeitura para a iluminação pública preveem uma série de melhorias, inclusive no Lago Igapó 2 e lagos Norte e Cabrinha, que devem começar em breve, e ainda a modernização total dos distritos rurais.

O trabalho da prefeitura na iluminação da cidade avança rapidamente. Esta semana a marca dos 10 mil pontos de iluminação LED nas ruas de Londrina foi superada. A prefeitura chegou a 10 mil e 85 unidades instaladas, incluindo praças e distritos rurais. Todo planejamento técnico e a execução do serviço são de responsabilidade da Sercomtel Iluminação. De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, que cobra constantemente o planejamento da distribuição de LEDs por toda a cidade, a nova iluminação é sinônimo de conforto visual, segurança e economia para os cofres públicos.

A primeira fase do programa, que começou em fevereiro do ano passado, prevê a implantação de 23.344 luminárias até o final de 2020, com um investimento de R$ 52,7 milhões. Pelas estimativas técnicas da Sercomtel Iluminação, a média de instalação será superada nos próximos meses. “Já estamos aumentando e temos tudo para fechar o ano dentro do cronograma”, salienta o presidente da companhia. “Para nós é um orgulho muito grande chegar nesta marca”, comemora o presidente da empresa, Luciano Kühl.  As demandas para a implantação das modernas luminárias são da prefeitura, que criou o programa municipal Cidade Iluminada.

A iluminação por LED (Light Emitting Diode) é mais eficiente, forte, econômica e proporciona melhor conforto ótico e visual. Também gera menos calor e tem maior durabilidade do que as lâmpadas convencionais. No caso de Londrina, o parque de iluminação pública, que tem 65 mil pontos, consiste de lâmpadas de vapor de mercúrio, metálico (em praças) e de vapor de sódio, além do LED.

Uma das prioridades da prefeitura é trocar por LED todas as lâmpadas de mercúrio, que são mais antigas e defasadas. Londrina ainda tem 18 mil delas pelas ruas. Critérios como ruas escuras e pontos com grande movimento de pessoas também são prioritários.  A segurança pública noturna também é muito importante, uma vez que a boa iluminação das vias e praças inibe a criminalidade, e também há o chamado “cinturão de segurança”, privilegiando os entornos de escolas, UBS e hospitais.

Vias arteriais e coletoras (que recebem fluxo de ruas menores) também recebem LED, assim como as principais ruas e avenidas de bairros que são integrados dentro dos mutirões de serviços “Cuidando da Cidade”, promovidos regularmente pela prefeitura e que envolve outras secretarias e órgãos municipais. E na composição dos critérios, alguns bairros também são beneficiados e inteiramente modernizados com a nova iluminação (“Full LED”). Londrina já tem 14 deles assim e vai aumentar, até porque a intenção, a médio prazo, é que todo o município seja completamente LED.

Os planos da prefeitura para a iluminação pública preveem uma série de melhorias, inclusive no Lago Igapó 2 e lagos Norte e Cabrinha, que devem começar em breve, e ainda a modernização total dos perímetros urbanos dos distritos rurais. Londrina será a primeira cidade e ter todos os distritos em LED.

As prioridades, portanto, se fazem necessárias por causa dos investimentos: “Temos que fazer de forma gradativa, conforme vai entrando recursos, mas estamos indo bem e já nos tornamos referência no Estado”, destaca Kühl. “Por determinação do prefeito Marcelo, estamos procurando atender todas as regiões da cidade, indistintamente. E está dando certo. A nova iluminação melhora a vida das pessoas”.

Com satisfação, o presidente da SI lembra que todo mundo agora quer a nova iluminação em frente de casa. É como mostram as recentes pesquisas: a luz LED caiu no gosto e encanta os londrinenses.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos