Cidadão

Experiência com servidores da ACESF resulta em melhorias no trabalho

Os plantonistas do órgão puderam expor suas opiniões e trocar experiências entre si; também geraram sugestões para aprimorar o fluxo de serviço

Promover melhorias nas relações interpessoais e de interação no ambiente de serviço, aprimorar o atendimento prestado ao público, bem como criar condições para a manutenção e fortalecimento da saúde mental. Estes foram alguns dos objetivos alcançados com êxito por meio de um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), e realizado em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), voltado a proporcionar ganhos à qualidade de vida dos funcionários da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF).

As ações foram realizadas no decorrer de 2019, totalizando cinco encontros, com abordagens teóricas e dinâmicas coletivas envolvendo a participação de 27 servidores da autarquia. As práticas foram direcionadas aos profissionais que desempenham função dentro do quadro de plantonistas da ACESF – recepcionistas, motoristas e preparadores de corpo.

Divididos em três grupos, os participantes puderam frequentar um ambiente acolhedor onde todos tiveram oportunidade de se expressar e trocar experiências entre si, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Tratam-se de servidores que, em sua rotina, constantemente têm de lidar com a questão da morte e do luto, além das dificuldades inerentes às funções. Eles precisam estar em contato com as famílias enlutadas e vivenciam, muitas vezes, situações que podem gerar ou agravar desgastes emocionais e a saúde mental. Assim, a proposta foi desenvolver habilidades assertivas e de comunicação entre os participantes para gerar benefícios à saúde dos trabalhadores.

O projeto integra a iniciativa “Programa de Atenção ao Servidor”, desenvolvida pela SMRH, e foi executado pelo programa de Estágio Supervisionado em Saúde, realizado por duas estagiárias de Psicologia da UEL, Barbara Bernardes Yamamoto e Letícia de Assis Pereira. Elas foram supervisionadas pela doutora e docente do curso, Josiane Cecília Luzia. Compuseram a equipe do projeto as assistentes sociais da Gerência de Desenvolvimento da SMRH, Marcelle Diorio de Souza e Jeane Buzzo Costa, e a gerente de Gestão de Pessoal da ACESF, Nataly Arriero Silva.

Foto: Secretaria Municipal de Recursos Humanos

Após conhecer a realidade de trabalho e as principais demandas dos servidores, a equipe elaborou a temática de cada um dos cinco encontros em grupo, considerando os apontamentos dos participantes quanto às dificuldades existentes em seu contexto laboral. Assim, as temáticas tratadas foram: Morte e Luto; Habilidades de comunicação interpessoal: assertividade e empatia; Assertividade e direitos; Feedback; Encerramento e feedback da equipe. Os conteúdos foram transmitidos com recursos de vídeo, slides, textos, além das dinâmicas e interações em grupo.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, disse que os encontros foram marcados por uma produtiva troca de relatos entre os funcionários da ACESF, que tiveram a oportunidade de expor suas visões, opiniões e sentimentos com relação à rotina de trabalho. “Com o suporte das estagiárias e da professora da UEL, foi possível identificar os diferentes tipos de comportamento dos servidores, conforme seus perfis, e fazê-los compreender melhor a importância de suas funções e de um bom relacionamento. Foram momentos importantíssimos para eles falarem abertamente sobre as dificuldades e problemas existentes, apontando sugestões para melhorias”, contou.

De acordo com Jeane Buzzo Costa, todo o processo gerou propostas para a solução de atritos, a superação das adversidades e a melhoria no relacionamento profissional entre os funcionários. “Ficou nítido o interesse, a motivação e boa vontade dos funcionários em se envolver com as atividades, entender os possíveis benefícios e colaborar entre si. A maioria conseguiu intensificar as interações e a comunicação com seus companheiros de trabalho. Em um dos momentos de dinâmica, por exemplo, eles atribuíram elogios aos colegas e o resultado foi muito positivo, pois puderam se sentir valorizados, sendo que, no dia a dia, acaba não sobrando tempo para conversas e troca de informações”, comentou.

Segundo Nataly Arriero Silva, da gerência de Gestão de Pessoal da ACESF, ao final do projeto foi unânime o feedback de que o projeto trouxe benefícios à vida pessoal e profissional dos participantes. “Um dos pontos principais mencionados foi que, antes, não havia um espaço exclusivamente reservado para expor experiências e refletir sobre o que ocorre na relação entre servidores e também com suas chefias. Eles pediram que o projeto tenha continuidade, para que novos avanços aconteçam. Está sendo estudada a possibilidade, junto ao RH da Prefeitura, para que o projeto possa se estender, em breve, com cargos de liderança, para que as soluções futuras possam ser ainda mais completas”, salientou.

Em agosto de 2019, o projeto foi apresentado e recebeu menção honrosa no I Congresso Pé Vermelho de Saúde Mental. O evento, voltado a profissionais e estudantes da área da saúde, foi realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Marcelle Diorio de Souza e Jeane Buzzo Costa, pelo telefone 3372-4043; ou com Nataly Arriero pelo telefone 3372-7856

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