Cidadão

Secretária da Mulher ministra palestra a agentes comunitários

Sueli Galhardi  e a psicóloga Mirtes Menezes discorreram sobre o tema “Gênero e Violência Doméstica” a 70 membros da Rede de Desenvolvimento Local

 
A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, e a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Mirtes Menezes, ministraram ontem (15), no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Londrina (PUC), a palestra “Gênero e Violência Doméstica”, destinada a 70 agentes comunitários da Rede de Desenvolvimento Local, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Serviço Social das Indústrias (Sesi), em parceria com diversos setores da sociedade londrinense.
 
Implantada na cidade no início de 2008, a Rede hoje atua em diversas localidades de Londrina e tem como objetivo agrupar pessoas interessadas em assumir o papel de protagonistas no processo de desenvolvimento da localidade onde vivem. Por meio de uma metodologia específica, a própria comunidade define o que deseja e traça o caminho para atingir suas metas. Nas redes, não há hierarquias e todos participam como cidadãos, conscientes de que, sem tal participação, não existe desenvolvimento.
 
Partiu da própria secretária Sueli Galhardi, a iniciativa de promover a palestra. Ela contou que identificou, no projeto da FIEP, uma oportunidade para difundir o trabalho da Secretaria da Mulher e dos demais serviços destinados às mulheres, como a campanha Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. “Sabemos que, apesar das conquistas obtidas na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência doméstica e sexual, ainda nos defrontamos com muitas situações de violação dos direitos das mulheres”, pontuou.
 
A secretária afirmou ter ficado satisfeita com o resultado do encontro. “Temos certeza de que todos que participaram da palestra saíram com condições de identificar essas situações nas suas comunidades, indicar o encaminhamento adequado, nos casos de violência contra as mulheres, e disseminar as informações recebidas”, disse Galhardi.
 
Segundo a psicóloga Mirtes Menezes, “houve interesse e muito boa participação, o que sinaliza o comprometimento dos agentes nas comunidades que atuam”. Gislane Aparecida de Syllos, articuladora da Rede de Desenvolvimento Local, reconhece a importância da capacitação na área de gênero, para fortalecer o papel das mulheres na sociedade. “A Rede de Desenvolvimento Local atua em diversas realidades de Londrina. Os agentes de desenvolvimento local estão inseridos nas comunidades onde há essa diversidade entre as mulheres”, declarou

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos