CidadãoCoronavirus

Secretaria do Idoso faz videoconferência com instituições de longa permanência

A intenção é aprimorar o procedimentos internos e de comunicação com os idosos e familiares durante a pandemia

Como forma de auxiliar e orientar as equipes multiprofissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a Secretaria Municipal do Idoso realiza, nesta terça-feira (30), às 10h, uma conversa por vídeo junto a quatro unidades que hoje mantêm convênio com a Prefeitura de Londrina. O objetivo é fornecer informações, tirar dúvidas e prestar suporte aos funcionários acerca dos principais aspectos contidos no Protocolo Multiprofissional de Atendimento às Famílias e Pessoas Idosas frente à Pandemia de Covid-19 nas ILPIs.

Esta protocolo foi elaborado pela SMI para aprimorar a comunicação interna com os idosos institucionalizados e também com as famílias, diante dos acontecimentos causados pela pandemia. Produzido pela equipe da gerência de Atenção à Pessoa Idosa, da SMI, o documento está alinhado a uma série de normativas, com base em materiais dos conselhos federais de enfermagem, psicologia e serviço social, entre outras diretrizes norteadoras.

Nesse primeiro momento, a atividade atenderá o Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e Lar das Vovós e Vovôs, além do serviço Casa Dia. Juntas, essas unidades, atendem 222 idosos do município. Posteriormente, a proposta é realizar a mesma ação com as outras 18 instituições particulares para permanência de idosos existentes em Londrina. São cerca de 600 pessoas residindo nestes espaços, atualmente.

A videoconferência servirá para que as equipes multiprofissionais recebam orientações sobre o acompanhamento da evolução de casos positivos, o agir no trato comunicativo com idosos e familiares, procedimentos em situações envolvendo complicações e óbito, encaminhamentos a serviços e a importância do papel de cada profissional neste contexto. “É necessário que os idosos atendidos, principalmente aqueles mais lúcidos, tenham acesso a informações com linguagem fácil para que possam entender o que está acontecendo, receber orientações e conviver da melhor forma com a situação de pandemia, distanciamento e restrições, que é algo muito difícil para eles e suas famílias”, enfatizou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini.

De acordo com a secretária, a intenção da atividade também é melhorar o processo de escuta qualificada e possibilitar ferramentas e ideias que favoreçam a comunicação, de forma geral. “Neste momento, é muito importante e saudável estimular este contato entre idosos e famílias, seja por mensagens, conversas em vídeo, fotos, aplicativos ou redes sociais. Os acontecimentos relativos à pandemia podem gerar ansiedade, medo e incertezas nas pessoas, então o fortalecimento e manutenção de vínculos mais do que nunca é essencial. E as equipes das instituições também precisam desse suporte para que os serviços sejam prestados com a melhor qualidade”, enfatizou.

Dentre as várias medidas já adotadas anteriormente pela Prefeitura, prezando pela segurança de idosos, famílias e trabalhadores que atuam nas ILPIs, as secretarias municipais do Idoso e de Saúde realizam monitoramento diário nos residentes dessas moradias em Londrina. Além das equipes multiprofissionais, com enfermeiros, psicólogos, auxiliares e técnicos, hoje há uma médica trabalhando exclusivamente para o monitoramento dos idosos e repasse de informações aos órgãos do município.

A Vigilância Sanitária também é acionada sempre que necessário para dar suporte às ações. As instituições estão respeitando todas as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e Saúde Municipal, mantendo distanciamento social, adaptação de ambientes, proibição de visitas e acesso apenas em casos de urgência para atendimentos médicos e hospitalares. Além disso, houve disponibilização de vacina contra a gripe para todos os idosos, e de milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos colaboradores, além de milhares de fraudas geriátricas, álcool 70% e em gel e outros mantimentos abastecidos.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos