Cidadão
Programa Atitude atende 70 jovens do jardim Paulista
Atividades esportivas e artísticas são desenvolvidas com a comunidade da região; projeto também atende outras áreas do município, inclusive a zona rural
Promover a reinserção da população infanto-juvenil que se encontra em situação de alta vulnerabilidade da região norte. Esse é o objetivo principal do Núcleo Centro Norte – Jardim Paulista do Programa Atitude, uma parceria da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretariaria Municipal de Assistência Social, e o Governo do Estado. A unidade, que existe no bairro há pouco mais de um ano, atende semanalmente cerca de 70 jovens da região.
“O projeto funciona na quadra da Escola Municipal América Sabino, localizada na rua Teixeira Marques, às sextas-feiras de manhã e à tarde. Temos uma equipe com duas psicólogas, uma arte-educadora e um professor de educação física que desenvolvem atividades e oficinas de esporte com os participantes do programa”, disse a assistente social da unidade, Ana Cláudia Vieira Martins.
Ela também explicou como é feito o atendimento específico às famílias. “No jardim Paulista, nós atendemos todas as crianças que desejam participar do projeto. Porém, para que o acompanhamento seja feito, é necessário que o critério de vulnerabilidade à violência seja avaliado, primeiramente”, comentou.
Segundo a coordenadora municipal do Programa Atitude, Marcelle Diorio de Souza, a necessidade da atuação do projeto na região era muito grande. “Os jovens do jardim Paulista não eram atendidos por nenhum tipo de ação social, já que muitos deles estão em situações de mendicância e até passando por casos de atos criminais. Desde que o Atitude foi instalado lá, temos obtido um grande resultado com a comunidade local”, explicou.
O Programa Atitude também é desenvolvido por Núcleos em outras regiões estratégicas: sul e rural (conjuntos União da Vitória e Cafezal e distritos de Guaravera, Irerê e Lerroville); centro e norte (jardins Quati, Paraíso, Parque Ouro Branco e conjunto Hilda Mandarino); oeste A (bairros João Turquino e Maracanã); oeste B (jardins Nossa Senhora da Paz, Leste Oeste e Leonor); e leste (bairros Fraternidade, Pindorama, São Rafael e Rosa Branca).
(Londrina, 24 de junho de 2010)