Cidadão

Reunião aponta caminhos para controle da dengue

Secretaria de Saúde convocou entidades da sociedade civil e nomeou agentes para incentivar a realização de medidas preventivas em seus ambientes de convívio

Reunião da Saúde aponta controle da dengueFoi realizada hoje (3) reunião entre o prefeito Barbosa Neto, o secretário municipal de Saúde, Edson de Souza, o chefe da 17ª Regional de Saúde, Adilson de Castro, membros da Secretaria Municipal de Saúde e representantes de diversos órgãos da sociedade civil londrinense, como empresas, instituições de ensino fundamental, médio e superior e entidades religiosas. O evento ocorreu no Cine Comtour e teve, como objetivo, discutir meios de prevenir uma epidemia de Dengue para o próximo verão.

Na reunião, foram discutidos os dados atualizados com relação à doença em Londrina. Até ontem (2), haviam sido registrados 1.660 casos em 2010. A região, com maior índice de pessoas contaminadas, é a central, que teve 708 registros, seguida pela região leste, cujo número chegou a 430. A região rural teve apenas 12 indivíduos, com um quadro já  confirmado de Dengue, ficando com o menor índice.

Os números dos sete primeiros meses deste ano posicionam 2010 como o segundo pior ano, em termos de contaminações pelo transmissor da Dengue no município, atrás apenas de 2003, ano da grande crise da endemia em Londrina, com mais de 7.000 casos confirmados. Apesar disso, a cidade mantém índices menores do que municípios como Maringá, com cerca de 4.000 pessoas contaminadas pela doença.

“Duplicamos o volume de áreas que recebem capina, roçagem e varrição. Estamos investindo nas cooperativas de reciclagem, que reaproveitam materiais que poderiam abrigar focos do aedes aegypti. As medidas mostram que a prefeitura está se mobilizando, mas não é o suficiente, se não houver colaboração da população”, afirmou Barbosa Neto.

Como medida para ajudar a conscientizar os cidadãos, a Secretaria de Saúde nomeou informalmente agentes dentro de cada instituição, que ficarão responsáveis por disseminar as medidas preventivas necessárias contra a proliferação do mosquito e também fiscalizar a execução dos procedimentos, para garantir resultados eficazes no combate à Dengue.

“Temos aqui [na reunião] formadores de opinião, que difundem conhecimento. E nosso alvo agora é impedir a proliferação do aedes aegypti”, comentou o prefeito. O secretário municipal de Saúde, Edson de Souza, concordou com Barbosa Neto e fez um alerta aos presentes: “se não tomarmos providências neste momento, poderemos ter uma epidemia no próximo verão. Se conseguirmos êxito nessa proposta, teremos um novembro e um dezembro mais tranquilos”, avaliou.

A iniciativa já foi abraçada pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras). O presidente da Apras Região Norte, Valdeci Galhardi, denominou a ação como “maravilhosa” e colocou a entidade à disposição para auxiliar na campanha contra a Dengue. “É uma situação que nos preocupa e todos os nossos associados estão empenhados em colaborar”, pontuou. Para o diretor da Vigilância Sanitária de Londrina, João Martins de Souza, que ministrou a reunião, se cada agente nomeado conseguir passar adiante os hábitos, que evitam o alastro da dengue, Londrina terá condições de controlar de maneira eficiente a endemia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos