Cidade

Inscrições para o MPE Brasil encerram segunda-feira

Prêmio de competitividade estimula o crescimento e melhor aproveitamento de gestão para micro e pequenas empresas em nível estadual e nacional

Termina, na próxima segunda-feira (16), o prazo para devolução ao Sebrae dos questionários de autoavaliação que garantem a participação no MPE – Prêmio à Micro e Pequena Empresa. A etapa estadual do MPE vai premiar as empresas do Paraná que se destacarem nos diversos aspectos de gestão avaliados pelos questionários. Mesmo as empresas que não forem premiadas receberão uma avaliação da sua gestão, com sugestões de mudanças que aumentem a qualidade, a competitividade e a produtividade.

Na primeira etapa, é preciso responder ao teste de autoavaliação e preencher a ficha de inscrição para o prêmio. Para a segunda etapa, a empresa recebe um questionário completo de autoavaliação, que deve ser submetido ao Sebrae, para análise e seleção. Caso a empresa seja selecionada, receberá a visita de uma Comissão Técnica, para averiguação das informações fornecidas no questionário.

O prêmio é garantia de reconhecimento à empresa, e o vencedor da etapa estadual concorre, automaticamente, à etapa nacional. As empresas premiadas nacionalmente ainda recebem capacitação, referente à gestão de estratégia empresarial, na metodologia Balance Scorecard (BSC).

São premiadas empresas nas seguintes categorias: Indústria; Comércio; Serviços de Turismo; Serviços de Saúde; Serviços de Educação; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços (não especificados pelas outras categorias); e Agronegócio. As empresas enquadradas nas categorias acima ainda podem optar por concorrer ao “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”.

Para efetuar a inscrição, são necessários os seguintes pré-requisitos: receita bruta anual de até R$ 2,4 mi, incluindo matriz e filiais; ter completado pelo menos um ano fiscal completo; ter domicílio fiscal no Estado da inscrição; e, para a etapa de visitas, comprovar regularidade fiscal e estatutária.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, Heverton Feliciano, a participação no MPE é vantajosa para todas as micro e pequenas empresas. “Mesmo que não ganhe o prêmio, a empresa obtém um grande diagnóstico. Ao responder o questionário pela internet, o resultado sobre a avaliação da gestão é oferecido na hora. São apresentadas ainda sugestões, para que a empresa possa se aprimorar sempre”, explicou. “O objetivo maior deste prêmio é que as empresas melhorem em inovação e qualidade”, completou.

Feliciano afirma que, para este ano, estão previstas cerca de 20 mil inscrições de todo o Estado. “Nem todas elas vão chegar a responder o questionário, mas esta é a estimativa do Sebrae para um primeiro momento”, declarou. “Já tivemos empresas da cidade vencedoras da etapa estadual em outros anos. É um estímulo para o empresariado”, completou.

O diretor de desenvolvimento e tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus von Borstel, também, destacou os pontos positivos da competição. “É uma importante ferramenta para o gestor/empreendedor se autoavaliar, empresarialmente. Pelo fato de o empreendedor responder ao questionário, já começa a perceber as boas práticas de excelência em gestão e, com isso, pode aplicá-las em sua empresa”, afirmou.

Os oito critérios de excelência em gestão, considerados pelo MPE, são: clientes, sociedade, liderança, estratégia, planejamento, pessoas, processos e resultado.

A Prefeitura de Londrina aprovou, no ano passado, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, o que vem fomentando o trabalho de empresas deste porte na cidade. Em 2009, cerca de 1.500 micro e pequenas empresas foram criadas em Londrina. Também, no ano passado, o prefeito Barbosa Neto foi agraciado com o prêmio de Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae, pela política de incentivo à formação de micro, pequenas e médias empresas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos