CidadãoCoronavirus

Município faz terceira bateria de testes para Covid-19 em instituições para idosos

Com quase mil exames RT-PCR feitos durante a primeira fase, foram confirmados 37 casos, sendo 30 deles em uma única ILPI particular

Em entrevista coletiva transmitida on-line, nesta segunda-feira (31), os secretários municipais do Idoso, Andrea Ramondini, e de Saúde, Felippe Machado, apresentaram novo balanço da testagem em massa, para Covid-19, que está sendo realizada em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A medida é prevista no Plano de Contingência que o Município está aplicando nas instituições conveniadas e particulares, dentro do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Esta é a terceira bateria de exames feitos com pacientes e funcionários das ILPIs de Londrina, para detecção do Sars-Cov-2, vírus que provoca a Covid-19. Em uma primeira leva, foram realizados os exames padrão-ouro, com método RT-PCR, que identifica a presença do vírus no organismo.

Foto: Saúde/Gustavo Tacaki

De acordo com Machado, foram realizados 964 testes RT-PCR, com 637 deles apresentando laudo negativo, 37 positivos, e outros 290 estão em andamento, enquanto aguardam a emissão do resultado. “Estes 37 positivados estão distribuídos em seis ILPIs, sendo ao todo 16 funcionários e 21 idosos. Trinta deles são de uma única instituição, o que caracteriza surto, sendo 18 idosos e 12 colaboradores, estes últimos assintomáticos e que foram afastados para isolamento domiciliar”, detalhou.

Dos 18 idosos da ILPI em questão, seis estão internados, sendo três em enfermaria e a outra metade em UTI. “Na primeira fase da terceira bateria de exames, identificamos esse surto em uma instituição particular. E os testes serão repetidos, em todos os idosos e colaboradores, com exames sorológicos. A segunda fase será de 2 a 11 de setembro, e a terceira, de 4 a 18 de setembro. Londrina, sem sombra de dúvida, é a cidade que mais testou sua população idosa. Quase três mil testes já foram realizados e, só na terceira leva de exames, serão quase três mil, incluindo os sorológicos”, citou o secretário de Saúde.

A secretária municipal do Idoso destacou que as instituições conveniadas ao Município não apresentam nenhum paciente ou funcionário com sintomas respiratórios, ou com novo diagnóstico de Covid-19. “Estamos há 45 dias sem nenhum caso nas três conveniadas do Município, nem com casos sintomáticos. E as regras continuam as mesmas, sem permissão para visitas nem internação de novos idosos”, frisou.

Como parte das ações previstas pelo Plano de Contingência, prossegue o monitoramento das ILPIs  conveniadas e particulares, feito por médica cedida pela SMS, juntamente com visitas e acompanhamento da Vigilância Sanitária.

População indígena – Outro grupo que passou por exames para identificar o Covid-19 foi a população indígena. O secretário municipal de Saúde citou que 49 testes RT-PCR foram coletados entre a população indígena, no Centro Cultural, que é também um espaço para acolhimento. “Nossa recomendação para a população indígena, desde o início da pandemia, era se manter na Reserva do Apucaraninha, localizada em Tamarana principalmente por serem mais vulneráveis. Infelizmente, muitos não seguiram esse conselho. Fizemos a coleta de 49 exames, dos quais 19 deram positivo para o Covid-19. Nossa equipe está monitorando esses pacientes, todos foram isolados e estão assintomáticos. Agora, precisamos aguardar um tempo para iniciar nova bateria de testes, dessa vez sorológicos”, citou.

E no Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON), que acolhe apenados em regime semi-aberto, também foi identificado um surto de Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde coletou 435 exames RT-PCR, e deste total, 140 tiveram resultado positivo, sendo 11 servidores e 129 internos. “Todos são assintomáticos, os servidores foram afastados e os internos foram isolados dos demais. Por conta do convívio entre os apenados, devemos repetir a testagem, de forma similar ao que vai ocorrer nas ILPIs, para analisar dentre os que deram negativo se porventura teremos algum novo caso confirmado”, detalhou Machado.

Ainda dentre os exames realizados no CRESLON, quatro seguem em andamento, e 291 tiveram resultado negativo para Covid-19.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos