Cidadão

Festival Londrix tem oficina e peça de teatro na sexta

Palestra no Museu de Arte, Café das Letras, debate, mesa redonda e show também estão na agenda do penúltimo dia do festival

O Festival Literário de Londrina – Londrix chega ao quarto dia de programação com a agenda cheia para os amantes da literatura.

Na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, a primeira atividade do dia começa às 13h30, com uma Oficina de Poesia Eletrônica, ministrada por Alex Lima. A oficina vai abordar o processo de criação e interpretação,usando a ferramenta computador, unindo trilhas/efeitos sonoros, imagens e texto, que poderão ser compostos pelo interessado e/ou a partir de um texto (poema) sugerido, finalizando com um pequeno Poema Eletrônico. O custo para participação na oficina é de R$ 15.

Das 16h às 21h, o Cemitério de Automóveis ainda abriga a Feira de Livros diariamente. Também a partir das 16h, será realizado o Café das Letras, com a poesia eletrônica de Alex Lima, saraus, shows, performances, exibição de vídeo poesia e bate-papo com o autor. Esta atividade se estende até às 19h, quando começa um debate entre o jornalista e romancista José Antonio Pedriali e o médico e contista Marco Fabiani, sobre o conflito ou diálogo entre realidade e ficção. O debate será mediado pelo jornalista Paulo Briguet e  sucedido por uma sessão de autógrafos.

Ainda na Vila Cultural, após o debate, Samantha Abreu fará a mediação de uma mesa denominada “Poesia: As formas do invisível”, com os poetas Zeca Corrêa Leite, de Curitiba, e Vinícius Lima e Célia Musilli, de Londrina. Os autores discutem a transformação dos sentimentos e ideias em linguagem. Também após a discussão, haverá sessão de autógrafos.

Para finalizar a programação no Cemitério de Automóveis, às 23h, terá início o show de poesia “A mulher das palavras”, da escritora e poetisa Karen Debértolis, que estabelece diálogo entre poesia e música. A apresentação traz com a performance da escritora Karen Debértolis, acompanhada de quatro músicos – Fillipe Barthem (baixo), Leonardo Cacione (bateria), Rafael Fuca (violão) e Mizão (guitarra).

Mas outros pontos da cidade também recebem programação do Londrix. No Museu de Arte de Londrina, a arte educadora, Adriana Aparecida Vitorino, ministra a palestra “A linguagem dos sentidos”, sobre suas experiências educacionais com crianças de seis a dez anos e com adultos na Formação para Terapeutas do Instituto de Pesquisa em Bioenergética de Londrina (Ipesb).

Os formandos da Escola Municipal de Teatro (EMT) de Londrina fazem a primeira de duas encenações da peça “Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Silvio Ribeiro. O espetáculo é o primeiro do projeto “Montagens da Escola Municipal de Teatro – 15 anos” que contempla três montagens realizadas pelas turmas do curso regular da EMT no ano de 2010. “Beijo no asfalto” foi escrito por Nelson Rodrigues em 1960, e trazia Fernanda Montenegro no elenco, em sua primeira montagem. A peça será encenada no Teatro Ouro Verde, a partir das 20h30. A entrada custa um quilo de alimento não perecível.

O Londrix conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura, e tem apoio da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina Conventions e Visitors Bureaux e Sercomtel.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos