Museu de Arte recebe primavera com programação especial
O espaço receberá oficinas, palestras e até uma apresentação musical para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela instituição
O Museu de Arte de Londrina começa hoje as atividades da 4ª Primavera dos Museus. Até sábado, serão realizadas oficinas, mostras e palestras, tanto para o público infantil quanto para o adulto. A iniciativa é um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e cada ano traz um tema para que instituições de todo o país desenvolvam trabalhos com a comunidade local.
Hoje e amanhã acontecem oficinas durante a tarde, e sábado haverá atividades até as 13h. Na programação, há desde oficinas até palestras e mostras artísticas. Entre os eventos do Museu, também, serão realizados trabalhos da Semana Literária Londrix 2010. Embora o foco seja nas artes, a primavera, que é a estação das flores, traz à tona discussões sobre preservação ambiental.
Conforme a diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, o objetivo é fomentar o diálogo com as artes e mostrar ao londrinense que o Museu é um prestador de serviços. “Com essas atividades, pretendemos democratizar o conhecimento contido no Museu. Tem biblioteca, acervo de artes, eventos, cursos, oficinas e visitas monitoradas às quais o público pode ter acesso gratuitamente”, explicou a diretora.
Cada ano, uma temática é escolhida, sendo reservada para 2010 a discussão acerca dos Museus enquanto Redes Sociais. De acordo com Sandra, através de um programa educativo, o Museu visa à formação do cidadão e à conscientização em torno da arte, enfatizando o caráter participativo e formativo destas pessoas. “Através destas dinâmicas, estamos promovendo a educação, inclusive com inclusão social da comunidade em geral no mundo das artes”, completou a diretora.
Todas as atividades são feitas no próprio Museu de Arte, na rua Sergipe, 640, no Centro. Cada oficina é limitada a 20 participantes, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3337-6238. Os eventos são gratuitos, e, segundo a diretora, quem quiser chegar na hora, também, vai poder participar da programação.
Programação
23/9
– Oficina de pintura Arte Viva para 3ª idade
Horário: das 14h às 17h
– Palestra “Uso de Romance na Sala de Aula”
Horário: 18h
24/9
– Oficina de Kirigami (trabalho com flores)
Horário: das 14h às 16h30
– Palestra “A Linguagem dos Sentidos”
Horário: 18h
25/9
– Oficina de gravuras com Dolores Branco e Vanda Grade
Horário: 8h
– Oficina: Linguagem dos Sentidos
Horário: das 8h30 às 12h30
– Recreação Infantil
Horário: das 9h às 12h
– Oficina de Kiripet (flores com material reciclável)
Horário: das 9h às 12h
– Palestra “Museu e o seu papel como Rede Social”, com André Arruda Plácido
Horário: das 10h às 12h
– Pré-lançamento da Revista Reviravolta
Horário: 11h
– Mostra Coletiva de Produtos Artísticos Literários (Artistas: Agenor Evangelista, Angelo César Meneguetti, Eduardo Tadeu Arrebola, Jajá Belucco, Lu Cilião, Primitivo Araújo e Valdivino Brandão)
Horário: das 10h às 13h
– Mostra “Do Confinamento à Liberdade”, sob a coordenação da artista Lu Cilião
Horário: 10h
– Apresentação musical do Quinteto de Jazz da Banda de Músicos de Londrina
Horário: 11h
Foto: Luiz Jacobs




