Integrantes da Guarda Municipal realizam doação de sangue

A ação voluntária acontece hoje, até 17h e conta com a participação de grande parte do efetivo
Os agentes da Guarda Municipal de Londrina estarão realizando a doação de sangue até 17h desta sexta-feira. As doações são voluntárias e irão compor o banco de sangue do Hemocentro do Hospital Universitário (HU). A maioria dos guardas aderiu à proposta e se reuniu na sede da Guarda Municipal para exercer sua cidadania.
Segundo o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, a ação defende os princípios de cidadania que estão diretamente ligados com o exercício da Guarda Municipal. “Tudo que nós fazemos de bom e com interesse de ajudar ao próximo eu acredito que seja exemplo para que outras instituições possam copiar o modelo de voluntariado. Nossos guardas municipais são formados com princípios de cidadania, e todas as vezes que tivermos oportunidade vamos convidá-los para que participem de ações como esta”, ressaltou o secretário.
Zanlorenci também afirmou que os guardas aceitaram muito bem a proposta, e estão motivados com a oportunidade de doar sangue e ajudar a comunidade. Até o momento, o secretário não sabe o número de agentes que farão a doação, mas ele acredita que a maioria está aceitando o convite. “Como é voluntário, eles estão saindo dos postos de serviço, das folgas, e vindo até aqui. Então no final da tarde nós teremos um levantamento, mas acredito que os voluntários são muitos”, observou.
O guarda André Moralles se voluntariou, e pela primeira vez realizou a doação de sangue. “Eu já tinha vontade de doar faz tempo, mas sempre por preguiça ou outros impedimentos eu não ia. Hoje aqui na sede da Guarda teve essa oportunidade e eu aproveitei. A doação é muito importante. Pretendo ser doador, e de medula óssea também, já fiz meu cadastro”, contou.
Genicleide Moura Silva também doou pela primeira vez e afirmou que foi a praticidade que a incentivou. Para ela, muitas pessoas desistem de doar por falta de tempo, mas ela aproveitou a oportunidade e realizou o sonho de doar que já tinha há muito tempo. A partir de agora a guarda afirma que vai continuar doando.
A médica Tânia Anegawa estava no local e passou todas as orientações para quem fez a doação. “Não precisa de repouso. A pessoa tem que tomar bastante líquido e evitar fazer esforços físicos, como academia ou jogar futebol”, afirmou.
A doação acontece até 17h desta sexta-feira na sede da Guarda Municipal de Londrina, que fica localizada na rua Nilton Braga, 463 no jardim Santos Dumont.
Foto: Camilla Balsani




