Parceria entre Prefeitura e FIEP beneficia crianças e adolescentes

Projeto “ViraVida” vai inserir no mercado de trabalho jovens de 16 a 21 anos, submetidos à violência, abuso e exploração sexual
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou ontem (6), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o Termo de Cooperação do Projeto “ViraVida” e o Protocolo de Intenções do Portal Planeta Sesi. A solenidade foi na Chácara Graciosa (rua Akira Yoshii, 177).
Com a implantação, Londrina é a terceira cidade do Paraná a adotar a proposta do “ViraVida”, que terá trabalhos centralizados para atender os jovens do CREAS III. A ação visa inserir no mercado de trabalho jovens de 16 a 21 anos submetidos à violência, abuso e exploração sexual.
O diretor superintendente do Serviço Social da Indústria(Sesi), José Antonio Fares, enfatizou que, mais uma vez, o Sesi está fazendo seu papel que é estimular para que as pessoas sejam ativas. “O projeto age numa questão difícil, que é a vida sexual na juventude”, enfatizou.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Télcia Lamônica de Azevedo, explicou que o Nuselon, por meio do Creas, tem um olhar diferente sobre crianças e adolescentes envolvidos em questões sexuais. “O desafio do trabalho é muito grande, entendemos que o projeto vem dar um suporte, extremamente importante, ao nosso trabalho. A iniciativa é rica, louvável e queremos dar oportunidade para o adolescente tenha uma vida digna.”
A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Micali, contou que, quando conheceu a proposta do projeto, ficou desconfiada, porque o projeto era muito bom e depois viu que era verdade. Ela ainda disse que as crianças, quando chegam, têm feridas que não são do corpo, mas da alma. “Temos 35 adolescentes preparados para participar deste projeto. Esperamos que essa porta seja a de saída da vida que levam, que eles se vejam explorados para que, com esta percepção, conseguirem sair desta vida.”
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, defendeu que é preciso dar oportunidade a essas crianças que são exploradas. “A exploração muitas vezes começa em casa e depois na rua. A gente quer unificar a rede de enfrentamento existente e trazer a sociedade para discutir o tema.”
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, agradeceu à FIEP pela parceria. Ele lembrou as parcerias já existentes que beneficiaram escolas e também as mulheres, por meio do projeto “Inventando Moda”. Barbosa destacou que a prefeitura vive este enfrentamento aos abusos contra crianças e adolescentes e lembrou a Vara Maria da Penha, instalada ontem, que vai atender, a este público, além do atendimento às mulheres. Ele também enfatizou a valorização dos conselheiros tutelares por meio do aumento salarial, a instalação da primeira sede própria, para o Conselho da região norte. Quanto ao ” ViraVida”, o prefeito ressaltou que, com certeza, é um trabalho que vai resgatar vidas. “Estamos abertos a todas entidades para enfrentarmos os problemas de uma cidade que cresce como Londrina.”
Com a implantação do projeto “ViraVida”, Londrina é a terceira cidade do Paraná a ter o ViraVida em funcionamento. Curitiba e Foz do Iguaçu são os outros municípios que adotaram a mesma proposta de assistência social, criada há dois anos pelo Conselho Nacional do Sesi. Entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ajudam a desenvolver os objetivos do ViraVida. Também, participa como parceiro da ação, o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon).
O município ficará responsável pelo encaminhamento de adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) III, localizado na rua Ibiporã, na região central, para o curso de dois anos e meio promovido pelo FIEP. O CREAS III, que atende hoje 950 famílias, trata especificamente os casos pelo “ViraVida”. Cada criança integrante do projeto vai receber R$400,00 por mês e terá um depósito mensal, em caderneta de poupança, de R$100,00.
O Protocolo de Intenções do Portal Planeta Sesi, também, assinado ontem, visa a ser um canal de relacionamento entre pais, professores e estudantes. Entre os participaram da solenidade, estavam empresários, representantes do Sesi, do Nuselon, Creas e Fiep.
Foto: Luiz Jacobs




