Projeto de lei oficializa Semana de Prevenção às Queimaduras
Prefeito Barbosa Neto assina na próxima segunda-feira documento que aprofunda prevenção contra acidentes desse tipo; documento coloca Londrina como destaque nacional
A preocupação contra o alto índice de queimaduras no público infantil em Londrina ganha um reforço nesta segunda-feira (18), a partir das 19h30, no anfiteatro do Hospital Universitário (HU), com a assinatura pelo prefeito Barbosa Neto do projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção às Queimaduras na cidade. O objetivo principal é orientar e informar a população sobre os riscos de acidentes nessa área através de várias atividades promovidas pelo poder público e sociedade civil.
O projeto, que ainda será encaminhado para a Câmara Municipal, prevê a formação de um comitê com dois representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dois do Centro de Tratamento de Queimados do HU, um da 17º Regional de Saúde, dois da sociedade civil e um do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), que tem como função desenvolver políticas públicas de prevenção e tratamento ao setor.
Juntamente com a Saúde e Educação, a Secretaria Municipal de Cultura fica responsável por coordenar anualmente as atividades de conscientização no período que compreende o dia 6 de junho, data comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Social e Sustentável (IDEASS) também participa da iniciativa.
A sócio-fundadora do IDEASS, Rosana Hashimoto, argumentou que a assinatura do projeto de lei coloca a cidade como pioneira na prevenção contra queimaduras. “Caso haja a aprovação, Londrina passa a ser a primeira cidade do Brasil a separar um período para aprofundar o tema. Apenas os Estados de São Paulo e Paraíba já realizam esse tipo de evento”, comentou.
Movimento
O evento de hoje também marca o lançamento do Movimento de Prevenção de Queimaduras na Infância, proposta aprofundada graças a duas ações em parceria com a Prefeitura de Londrina. Uma delas é a capacitação de 220 agentes comunitários de saúde sobre a prevenção contra queimaduras nos dias 26 e 27, na Vila da Saúde (avenida Jorge Casoni, 2.350) e 30 de outubro no anfiteatro da Pastoral da Criança (rua Dom Bosco, 145).
Rosana Hashimoto disse que a iniciativa ganha espaço dentro da sala de aula. “O movimento tem foco cultural. Apresentaremos uma peça de teatro sobre o risco das queimaduras nas Escolas Municipais Ruth Lemos e Maria Cândida Salles Peixoto, além do Colégio Estadual Vicente Rijo”, disse.
Palestra
A sócio-fundadora do IDEASS convocou toda a comunidade local para comparecer ao evento no HU. “Contaremos com a participação do professor José Luiz Tejon, referência nacional do assunto, que ministrará o tema A Grande Virada: Regras de Ouro da Superação”, comentou. A entrada para a palestra é gratuita.
Imagem: Divulgação