Cidadão

Cultura comemora o sucesso do Festival de Dança 2010

As apresentações encerraram ontem e tiveram a participação de diversos locais, como França, São Paulo e Rio Grande do Sul

Milhares de pessoas assistiram às apresentações de diversas nacionalidadesApós nove dias de espetáculos, o Festival de Dança de Londrina 2010 fechou ontem sua oitava edição. Atrações locais, nacionais e internacionais movimentaram o Teatro Ouro Verde e Zaqueu de Melo durante os dias 8 a 17 de outubro, além das apresentações gratuitas feitas no calçadão e anfiteatro do Zerão.

O festival deste ano trouxe dançarinos da França, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, e também destacou artistas londrinenses do Ballet de Londrina, Escola Municipal de Dança, Cia de Dança Flamenca Michel Cássin, Faces de Londrina, Curso de Artes Cênicas da UEL, Escola Municipal de Teatro, Grupo Sansey e Grupo Lata, além de escolas de dança locais.

O secretário Municipal de Cultura, Leonardo Ramos, comemorou o sucesso do festival e destacou a escolha da programação dos espetáculos, que foi importante para o sucesso de público. “Ficamos impressionados com as milhares de pessoas que assistiram às apresentações de rua e também com a grande frequência aos teatros. Foi um público muito numeroso, caloroso e receptivo”, comentou.

Outro ponto observado por Leonardo Ramos foi a abertura de um importante processo de intercâmbio cultural para os artistas locais. Ele destacou a visita e parceria firmada com o integrante do Ministério de Cultura de Cuba, Ismael Albelo, que pretende levar dançarinos londrinenses para um curso de dança em Cuba, numa das maiores e mais importantes escolas do mundo. A proposta também abrange a vinda de professores cubanos à Londrina, trazendo informação e formação para os bailarinos.

Um intercâmbio importante também foi idealizado entre a Secretaria Municipal de Cultura e a professora doutora em dança de São Paulo Cássia Navas. O projeto prevê um seminário de dança para o ano que vem entre cidades do Paraná e São Paulo. O seminário irá trabalhar o ensino de dança, já direcionado à proposta de ensino integral na rede municipal de ensino.

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos