Conferência Municipal do Trabalho, Emprego e Renda será na próxima terça
Em formato virtual, evento vai debater propostas sugeridas nas pré-conferências; haverá também eleição de conselheiros para o próximo mandato

Na próxima terça-feira (8), o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) realiza a IV Conferência do setor. O tema do evento é “O reflexo das tecnologias nas relações de trabalho”. Os trabalhos serão totalmente online e quem quiser acompanhar a Conferência poderá acessá-la por um link que será disponibilizado na página do CMTER no site da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br.
Durante essa semana, foram feitas as pré-conferências das bancadas dos trabalhadores e empregadores. Nestes encontros, foram indicados os delegados que estão aptos a receberem votos na Conferência se tornarem conselheiros. Também foram sugeridas propostas para o plano de trabalho da próxima gestão.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, comentou que o formato virtual das pré-conferências, embora inédito, trouxe ótimos resultados. “Tivemos grandes debates e propostas enriquecedoras. A ferramenta de videoconferência da Prefeitura de Londrina se mostrou um instrumento imprescindível para a reunião de pessoas com qualidade e de forma segura. Consideramos as pré-conferências um sucesso e agora, na terça-feira, repetiremos esse formato na Conferência para referendar tudo que foi discutido nessas pré-conferências”, pontuou.
O secretário também explicou como é definido o plano de trabalho do Conselho. “ O CMTER é formado por três segmentos: poder público, empregadores, e trabalhadores. Na Conferência, iremos trazer para a plenária as propostas das três bancadas. Elas serão lidas uma a uma e, a cada item, estará aberto a todos os delegados a palavra para considerações”, contou.
Uma vez que todas as propostas forem debatidas na Conferência, as que forem aprovadas serão incluídas no plano de trabalho dos próximos anos. “É importante colocar que não são tratadas apenas questões relativas ao tema da Conferência dentro das reuniões durante o mandato. Todas as questões pertinentes que são trazidas ao Conselho entram na pauta das reuniões, sempre com o objetivo de tornar as políticas públicas do trabalho, emprego e renda efetivas”, disse Carreri.