Depois de 5 anos, Semana do Café começa amanhã em Londrina
Evento movimenta comércio e turismo na cidade durante quatro dias; Concurso Café Qualidade premia produtores
Depois de cinco anos sem sediar a Semana do Café, Londrina volta a receber o evento a partir de amanhã (4), no Parque de Exposições Ney Braga. A primeira atividade, programada para esta, que é a 8ª edição da Semana, é um café da manhã, a partir das 8h, na abertura do evento. Das 10h às 10h15, será realizado um leilão para os produtores presentes. Às 11h, haverá a solenidade oficial e de premiação do concurso Café Qualidade Paraná. A partir das 13h, um almoço de integração, oferecido pelo café Itamaraty. Após esse horário, a programação da Semana segue com palestras e debates sobre o tema.
De acordo com o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, produtores de todo o estado, e alguns de fora, vão participar da programação da Semana. A organização espera que a realização do evento em Londrina seja o pontapé para uma nova fase na produção de café, na região, e na divulgação do mercado cafeeiro paranaense em todo país.
Por ocasião do lançamento da Semana, em 28 de outubro, o chefe regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ildefonso Haas, esteve na Prefeitura. Ele reafirmou a necessidade de recuperar a importância do Paraná no mercado cafeeiro e destacou que, para isso, é fundamental divulgar e popularizar o café produzido localmente.
Paralela à programação da Semana, será realizada a etapa estadual do Concurso Café Qualidade Paraná. Já foram promovidas dez competições locais, e, do resultado do Concurso, saem os nomes para participar da etapa nacional. São três categorias: café natural, agricultura familiar e café cereja descascado.
Entre os 400 candidatos, estarão presentes dois produtores londrinenses, que conquistaram os primeiros lugares na etapa regional, realizada dia 7 de outubro. Mirian Suzuki, do distrito de Lerroville, levou a medalha de ouro, pelo café natural que produz, e Valdenir Gonçalves, também de Lerroville, venceu a categoria agricultura familiar.
Durante os quatro dias de evento, a empresa Itamaraty vai disponibilizar stands para degustação, em quatro hotéis da cidade: Londristar, Blue Tree, Thomasi e Cedro. O Museu Histórico de Londrina, em consonância com o evento, exibe, do dia 4 ao dia 6, fotos históricas sobre o café.
A Semana do Café é realizada, mediante parceria entre a Prefeitura, Codel e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Também, são parceiros, o Londrina Conventions & Visitors Boureaux, a Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, a Associação Brasileira da Indústria de Café e a Sociedade Rural do Paraná. Ainda, como patrocinadores, figuram Café Itamaraty e o Cedro Hotel. Estiveram presentes na coletiva, os vereadores Gaúcho Tamarrado e o líder do Executivo na Câmara Municipal, Tito Valle.