Londrina vai ampliar atendimento público de pediatria
Na última quarta-feira (10), o prefeito Barbosa Neto encaminhou à Câmara Municipal um pedido para a transformação de seis vagas no serviço de saúde, de clínicos gerais plantonistas, para pediatras plantonistas. De acordo com o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, os cargos para clínico geral não tiveram procura, portanto, as vagas ficaram em aberto, no concurso realizado em 2008. Por sua vez, as vagas para pediatras plantonistas foram preenchidas, e ainda geraram uma lista de espera com 11 nomes.
“O que nós estamos tentando fazer é remanejar essas vagas, buscando uma alternativa para resolver o problema da falta de médicos pediatras. Para criar novos cargos, o processo é extremamente lento, demoraria meses. Como o prefeito fez o pedido da substituição em regime de urgência, a proposta já foi aprovada, e vamos começar a chamar os médicos que passaram no concurso”, comentou o secretário.
Uma vez aprovada a medida, o que muda é a denominação do cargo. Os salários e benefícios são os mesmos para as duas funções (clínico geral plantonista e pediatra plantonista). Agajan Der Bedrossian comentou que o problema da falta de pediatras é bastante abrangente. “No último concurso realizado pela Secretaria, edital 023/2010, no início deste ano, tivemos apenas três candidatos para o posto de pediatra clínico. São 16 vagas que continuam em aberto”, mostrou o secretário.
“Por isso, estamos transformando as vagas em regime de plantonista. Como o horário de um pediatra clínico é rígido, as vagas no concurso não são preenchidas. Os plantonistas têm horário de trabalho mais flexível, o que é mais vantajoso para os médicos”, avaliou. Os números da secretaria mostram que existem atuando, hoje, 33 pediatras plantonistas (especialmente na Maternidade, PAI e UBS Jardim Leonor), e outros 41 pediatras clínicos. Há ainda 16 vagas em aberto para pediatras clínicos, e, com a transformação dessas seis vagas em pediatria plantonista, o município vai totalizar uma oferta de 96 vagas para pediatras.
Pelas contas do secretário, cada novo médico plantonista contratado pode representar, para o serviço de saúde, cerca de 350 consultas a mais por mês. Somando todas as vagas, são 2.100 novas consultas pelo atendimento municipal de saúde.
Após enviar a solicitação da transformação dos cargos à Câmara, em regime de urgência, o prefeito aguardava a aprovação da proposta para sancioná-la. Como o pedido foi enviado em regime de urgência, na quinta-feira (11), ele já foi aprovado em primeira votação, e hoje (16), em segunda votação, o que garante a aprovação do projeto pelos vereadores. Após esse trâmite, o prefeito Barbosa Neto sanciona a medida, que passa a valer imediatamente.




