Cidadão

Curso de Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas começa na próxima semana

Aulas serão on-line, devido à pandemia, e serão ministradas por várias especialistas da área gratuitamente

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 16 horas, terão início às aulas do “Curso de Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas”. Elas serão transmitidas via internet, por meio da plataforma ZOOM. Quem quiser participar ainda dá tempo, pois as inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/cursoMCD até a meia-noite de hoje (19).

As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, de 25 de fevereiro até 8 de abril, sempre às 16 horas, pelo ZOOM. Os participantes aprenderão mais sobre o histórico do movimento de mulheres no Brasil, os avanços e conquistas na área de políticas públicas e a transversalidade de gênero. Também serão abordadas as ferramentas para o planejamento, a gestão e o monitoramento dessas ações nos municípios e estados e a importância da realização de conferências nas três esferas da federação brasileira, assim como os Planos de Políticas para as Mulheres existentes.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Rosalina Batista, a atividade foi um pedido dos conselheiros municipais, visto que vários membros -quando assumem o cargo- ainda não têm conhecimento técnico sobre a gestão e o controle de políticas públicas. “O curso foi um pedido nosso, para que a gente entenda o papel do conselho municipal, a importância das conferências e dos planos de políticas públicas, porque eles são construídos em cima das propostas debatidas nas conferências com a sociedade civil”, lembrou Batista.

O objetivo é oferecer uma formação para os conselheiros municipais e para a população interessada no controle social de políticas públicas para mulheres e a importância da perspectiva interseccional das políticas. Assim, os participantes entenderão mais sobre as legislações que regem os conselhos municipais, os órgãos públicos e daquelas que tratam da construção das políticas públicas sociais.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes, é importante que os conselheiros e a própria sociedade tenham acesso às informações contidas no curso, pois elas trazem à tona a importância da participação social na construção de políticas públicas transversais. “Em espaços democráticos de deliberação são apresentadas questões que ajudam o poder público, em conjunto com a sociedade civil, a pensar e propor programas, projetos e iniciativas que atendam as necessidades dos mais diversos grupos e atores sociais. Por isso, é importante que os conselheiros municipais participem e que a população em geral tenha acesso a esses conhecimentos”, explicou a secretária.

Curso – Realizado pelo projeto de extensão “Mulheres Construindo Democracia”, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Ele trará diversas profissionais que abordaram aspectos interdisciplinares, como a doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e Consultora na ONU Mulheres e Secretaria de Políticas para as Mulheres, Layla Pedreira Carvalho; a doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e professora da UEL, Silvana Aparecida Mariano; a psicóloga e doutora em Ciências Sociais, Martha Ramirez-Gálvez; a sanitarista e epidemiologista, Lígia Cardieri; e a doutoranda em Sociologia pela UEL, Meire Moreno.

Além delas, estarão presentes a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina, Maria de Fátima Beraldo; a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Rosangela Portella Teruel; a mestre em Ciências Sociais pela UEL e assessora de planejamento e gestão da SMPM, Elaine Ferreira Galvão, e com a presidente do CMDM, dona Rosalina Batista. Mais informações podem ser acessadas clicando aqui e na página do Facebook do projeto.

Para a imprensa: mais informações podem ser obtidas com a secretária de políticas para as mulheres, Liange Doy Fernandes, pelo 3378-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos