Festival Literário de Londrina “Londrix” prossegue com atividades on-line
A programação nesta semana inclui debates, mesas-redondas, palestras e conferências em torno do tema “Literatura e Educação”

A 16º edição do Festival Literário de Londrina, o Londrix, prossegue até 22 de março, com atividades on-line. A programação conta com debates, mesas-redondas, palestras e conferências em torno do tema “Literatura e Educação”. Para participar, os interessados deverão acessar o site oficial do projeto.

Nesta quarta-feira (10), às 19h, o escritor Julián Fuks fala sobre aprendizados na estética e política. Na sequência, o artista Guilherme Lima abrirá espaço para discussão sobre as confluências da literatura e das artes contemporâneas na obra de Lourenço Mutarelli, Valêncio Xavier e Verônica Stigger.
Já na quinta-feira (11), às 19h, a escritora Fal Azevedo debate o tema “A criatividade é um talento nato?”. Em seguida, a pesquisadora Camila Mossi revela as disparidades entre os temas de tecnologia e literatura no ensino implementado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em 2018.

Haverá ainda, na sexta-feira (12), às 19h, o debate “Um dedo de prosa” com Marcia Paganini Cavéquia e Vizette Priscila Seidel. Posteriormente os autores Amanda Damásio, Camila Mossi, Eduardo Baccarin, Renato Forin Jr. e Samantha Abreu, todos vencedores do prêmio literário “Outras Palavras”, falam sobre suas obras e as particularidades da literatura produzida em Londrina.
A diretora do Festival, Christine Vianna, contou que o maior obstáculo desta edição do Londrix foi se adaptar ao mundo digital. “Aprender como funciona a organização da estrutura remota foi uma das maiores dificuldades que tivemos, por outro lado nos deu a oportunidade de atingir um público maior, levando a cultura para uma plataforma sem fronteiras”, explicou.
Diferencial- Nesta edição a organização do Festival Literário convidou a escritora e jornalista espanhola Nuria Barrios para participar da grade. A apresentação internacional será na sexta-feira (19), com o tema “Conexão Madri-Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”.

Festival Literário de Londrina – O Londrix é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora, e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.
Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e apoio da Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor de imprensa do Festival Literário de Londrina, celular disponível no N.Com pelo 3372-4188.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.Com