Destaques

Barbosa Neto assina acordo para adequação do aeroporto

Barbosa Neto assina acordo para adequação do aeroporto

A principal melhoria é a instalação do ILS, que facilita pouso e decolagens de aeronaves, mesmo em condições adversas

O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (4), juntamente com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, o acordo de cooperação entre a empresa aérea e a administração municipal, para adequação e modernização do aeroporto.

A principal melhoria é a instalação do ILS, um sistema tecnológico que monitora com segurança pousos e decolagens de aeronaves, mesmo em condições climáticas adversas. O ILS é uma velha reivindicação de Londrina, que já é utilizado pelos maiores aeroportos do país.

Além disso, a pista será ampliada em 600 metros, possibilitando pousos e decolagens de aviões de grande porte. O documento prevê ainda o alongamento da pista de taxiamento, torres de iluminação, implantação de estação meteorológica de primeira linha, assim como outros componentes complementares, garantindo maior operacionalidade para os usuários do transporte aéreo.

Estiverem presentes na solenidade realizada na Prefeitura Municipal de Londrina, além do prefeito  e do presidente da Infraero, oA principal melhoria é a instalação do ILS presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Gerson Araújo; o diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão; o superintendente regional sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza; o superintendente do aeroporto de Londrina, Marcos Vinícius Rezende Pio; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Nivaldo Benvenho; o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Kentaro Takahara, e o representante do Movimento Londrina Competitiva, Flávio Meneghetti. Os vereadores Tito Valle, Ivo de Bassi, padre Roque, Rodrigo Gouvêa, pastor Renato Lemes e Godoy da Copel também prestigiaram a assinatura da parceria.

Barbosa Neto parabenizou todos que se empenharam, para que esta data se tornasse realidade. “Pela junção de todos os esforços dos empresários, dos políticos, da sociedade civil organizada e da Câmara Municipal de Londrina, nós estamos assinando este convênio”. “Eu considero hoje um dos dias mais importantes nestes vinte meses que estamos à frente da administração da nossa cidade”, salientou.

O prefeito observou que o município, em uma oportunidade, perdeu o ILS, por conta de má administração anterior. “Nós estamosBarbosa Neto disse ainda que o recurso já está garantido cumprindo à risca nossas obrigações. Primeiro, impedimos que o lixão continuasse operando a menos de 200 metros do aeroporto”, frisou.  “Outra conquista foi o encerramento do contrato com a Petrobrás, um posto de combustível praticamente dentro do estacionamento do aeroporto”, completou o prefeito.

Barbosa Neto disse ainda que o recurso já está garantido, e que agora só resta esperar a liberação,  prevista para este ano. “O que foi feito nestes 20 meses da nossa administração, não foi feito em 30 anos. Inclusive, o Aeroporto não estava no nome da Infraero, e sim no nome do município. Isso impede que qualquer obra de infraestrutura seja feita pela Infraero”, pontuou. O prefeito afirmou que esta é uma grande conquista para a cidade, e que deixará o aeroporto pronto para a internacionalização e para ser uma rota alternativa da Copa de 2014.

De acordo com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, a torre de controle do aeroporto de Londrina controla mais de 20 aeródromos na região, inclusive o de Maringá. “A sociedade organizada, junto com a Prefeitura, conseguiu conquistar este documento,  um sistema viário novo para o aeroporto”, disse.

O presidente da Codel, Kentaro Takahara, enfatizou que a concretização desse anseio da sociedade de Londrina só foi possível, graças à vontade do prefeito Barbosa Neto. Takahara enumerou as benfeitorias realizadas, para que esse acordo fosse possível, como a remoção de obstáculos. “Derrubamos a caixa d água, foram cortadas 927 árvores e o aterro sanitário foi desativado no dia 29 de outubro”, lembrou.

O presidente da ACIL, Nivaldo Benvenho, salientou a importância desta conquista para o desenvolvimento do setor produtivo e para a industrialização do norte do Paraná.

Desapropriação
Para entender a regularização do terreno onde está o Aeroporto Governador José Richa, é preciso remontar a história. De 1978, quando foi protocolado o primeiro pedido pela Infraero até primeiro de maio de 2009, a Prefeitura escriturou apenas 17 mil metros quadrados do terreno, que totaliza 1.220.000 metros quadrados.
Desde o início da administração do prefeito Barbosa Neto, já foram escriturados 248 mil metros quadrados e já está em curso mais 828 mil metros quadrados. Após esta etapa, restará 127 mil metros quadrados para serem escriturados. 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos