Cidadão

Campanha Fique Sabendo realiza 61 exames

Ação foi realizada durante a semana, para atender mulheres e homens com testes rápidos; somente neste início de ano, 16 pessoas testaram positivo para HIV e 41 para sífilis

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendeu 61 pessoas durante a “Campanha Fique Sabendo: faça testes rápidos”, realizada nesta semana. A ação faz parte da programação do Mês da Mulher, organizado pela Prefeitura de Londrina. De segunda (8) a quinta-feira (11), houve a ampliação do horário de atendimento do CTA, que ocorreu das 7h às 18h, na Alameda Manoel Ribas, nº 01, no Centro.

Foto: Vivian Honorato

A ação visou conscientizar a comunidade para os testes rápidos e gratuitos, chamando a atenção especialmente das mulheres, que são minoria entre quem os realiza. Segundo os dados oficiais do Centro de Testagem e Acompanhamento, durante a campanha, 61 pessoas realizaram os testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/aids, hepatites virais, sífilis e tuberculose.

Do total de pessoas testadas, 39 eram homens e 22 mulheres. Quatro homens positivaram para o vírus HIV, causador da aids, e seis homens para sífilis. Entre as mulheres que fizeram os testes rápidos, neste período, nenhuma positivou para HIV ou sífilis. Além disso, nenhum resultado dos exames, de homens e mulheres, deu positivo para as hepatites B e C.

Ao todo, de 1º de janeiro até ontem (10), 340 homens e 105 mulheres buscaram se informar e realizar os exames para ISTs no CTA de Londrina. Entre esses, 16 homens testaram positivo para o vírus do HIV e 35 tiveram o diagnóstico positivo para sífilis através do exame de sangue VDRL (Venereal Disease Research Laboratory). Em relação às mulheres, seis testaram positivo para a sífilis e nenhuma para o HIV.

Isso mostra que, somente no CTA de Londrina, durante o início de 2021, das 445 pessoas que realizaram os exames para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, 16 estão com HIV positivo e 41 com sífilis.

Foto: Vivian Honorato

Para o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, campanhas como essa são extremamente importantes, pois levam muitas pessoas que, por qualquer motivo, mantiveram relações sexuais desprotegidas, a buscarem saber se estão ou não com alguma IST. “A Campanha Fique Sabendo: Faça os testes rápidos foi implantada no Brasil em 2008 e, para nós, ela é excelente, porque acreditamos que toda ação de prevenção é muito importante. Somente nesta semana, seis pessoas souberam que estão com sífilis e quatro com HIV positivo. Agora, sabendo desses resultados, elas podem ter o acompanhamento adequado e iniciar o tratamento”, ressaltou Lentine.

Atenção – Os profissionais da saúde lembram que, mesmo durante o isolamento social devido à COVID-19, a população deve continuar tomando os cuidados preventivos durante as relações sexuais. Entre eles, a recomendação do CTA é que todos utilizem preservativos, sejam femininos ou masculinos, durante as relações, e tenham cuidado para não se expor a outras doenças como a aids, a sífilis, as hepatites virais e outras ISTs.

Testes gratuitos – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a toda população testes rápidos e gratuitos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para realizá-los, não é necessário estar em jejum. Basta apenas agendar horário no site da Prefeitura de Londrina, no banner “CTA”, ou clicando aqui, e comparecer no dia e hora marcados utilizando máscara facial de proteção e portando um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Motorista).

Todos os horários respeitam o intervalo mínimo de 30 minutos entre os pacientes, mantendo as medidas sanitárias e de segurança. Os exames são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS). Eles levam cerca de 30 minutos. Quem não puder comparecer no horário agendado deve avisar ao CTA. Aqueles com dificuldades ou dúvidas sobre o procedimento podem telefonar para os números (43) 3378-0146 ou (43) 3378-0147, das 7 às 12h30. Também é possível contatar o Ambulatório de HIV/Aids e IST, pelo (43) 3379-0176 ou (43) 3379-0180, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Foto: Vivian Honorato

Benefícios – Realizar o teste rápido para as ISTs traz diversos benefícios aos pacientes. Ele é um exame seguro e sigiloso, que aponta o diagnóstico precoce das infecções e doenças. É de acesso fácil, gratuito e rápido. É possível agendar um horário pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou do trabalho. Os casos de resultados positivos para as ISTs são encaminhados imediatamente aos serviços médicos especializados  para iniciar o tratamento (Ambulatório de HIV/aids), e todos que fazem os exames recebem orientações e insumos para o sexo seguro (como gel lubrificante e preservativos).

Exposição ao risco – No site da Prefeitura de Londrina (clique aqui), a população encontra todas as informações necessárias para saber como agir diante da exposição de risco a uma dessas doenças.

As mulheres e homens que sofreram algum tipo de violência sexual; os profissionais da saúde que foram expostos a riscos biológicos devido a acidentes com materiais perfurocortantes (como seringas, agulhas ou bisturis); e pessoas que mantiveram relações sexuais sem proteção ou que participaram de um ato em que ocorreu rompimento do preservativo, devem procurar o CTA ou Ambulatório Aids do Hospital da Zona Norte (HZN), para realizar os testes e iniciar o tratamento com as medicações antirretrovirais, que devem ser utilizadas por 28 dias. O Ambulatório do Hospital da Zona Norte permanece aberto aos sábados, domingos e feriados.

Os exames devem ser feitos, preferencialmente, nas duas primeiras horas e, no máximo, em 72 horas após a exposição das pessoas a situações de risco. Toda a equipe do CTA presta apoio emocional aos pacientes e encaminha os casos positivos para a rede de serviços especializados da Prefeitura de Londrina.

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos